Num jogo em que só a vitória interessava às duas equipas, foi o Shakhtar que acabou por sair derrotado na recepção à Atalanta.

Com uma vitória por 0-2, os italianos carimbaram a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões e atiraram os ucranianos para a Liga Europa.

A equipa de Luís Castro chegou ao intervalo virtualmente apurada com um empate a zeros e a beneficiar do facto do Dinamo de Zagreb não estar a vencer o Manchester City (1-1).

Mas na segunda parte tudo mudou. Na Croácia a equipa de Bernardo Silva e Cancelo ia vencendo o Zegreb, o que colocava o Shakhtar na posição 'confortável' de apenas precisar de um empate.

Mas 'confortável' foi só na teoria, porque do outro lado estava uma equipa que precisava obrigatoriamente de vencer para passar aos 'oitavos'.

Aos 66 minutos, Timothy Castagne rematou para o fundo da baliza ucraniana depois de ressalto, o VAR ainda 'encontrou em campo' para verificar a legalidade do tento, mas foi só um susto: a Atalanta estava em vantagem e com um pé nos 'oitavos'.

Um pé que passou a dois, aos oitenta minutos, quando Pasalic, após marcação de livre por Malinovski faz o segundo dos italianos.

Com a equipa do Shakhtar já a pensar nos '16-avos' da Liga Europa, a equipa comandada pelo português voltou a sofrer, quando aos 90+5 minutos, com a ajuda de um erro da defesa, Gosens faz o terceiro para a Atalanta e fecha as contas do Grupo C.

A Atalanta carimbou a passagem aos 'oitavos' depois de não ter vencido nenhum dos seus primeiros quatro jogos na prova (três derrotas e um empate), algo nunca conseguido antes. Feito alcançado logo no ano de estreia dos italianos na prova milionária.

Manchester City, com 14 pontos e Atalanta, com sete,  passam aos 'oitavos' da Champions. Shakhtar ,com seis, 'cai' para a Liga Europa e o Dinamo de Zagreb fica fora das competições europeias com cinco pontos.

*Artigo atualizado às 20h41

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.