O Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca está fora da Liga dos Campeões. Os campeões ucranianos foram até Itália perder com a AS Roma por 1-0, depois de terem ganho na primeira-mão dos oitavos-de-final da prova por 2-1. O golo sofrido na Ucrânia acabou por ser decisivo para os comandados de Paulo Fonseca. Os romanos passam assim aos quartos-de-final, onde já estão o Liverpool, Manchester City, Juventus, Real Madrid e o Sevilha.

Depois de ter garantido a qualificação, num grupo que tinha o Manchester City (passou em primeiro e só perdeu com o Shakhtar), o Nápoles e o Feyenoord, Paulo Fonseca tentava colocar a turma ucrianiana nos quartos-de-final da Liga dos Campeões pela segunda vez na sua história. O 2-1 conseguido na primeira-mão dava esperanças ao técnico português em repetir o feito do Shakhtar, alcançado em 2010/11.

Com uma frente de ataque com muita 'nota artística', formada pelos brasileiros Bernardo, Taison e Marlos e pelo argentino Facundo Ferreyra, o Shakhtar entrou bem organizado e esteve perto do golo logo aos 11 minutos quando o defesa Florenzi por pouco não fez autogolo. Aos 39 minutos, nova oportunidade, agora desperdiçada por Ferreyra, depois de uma 'asneira' do seu compatriota Fazio, da AS Roma. Aos 43 foi Kolarov a impedir Facundo Ferreyra de finalizar mais uma boa jogada dos ucranianos.

A AS Roma, a precisar de marcar para passar para a frente na eliminatória, ia tendo dificuldades, mas, mesmo assim, criava perigo. Dzeko era um dos mais inconformados e foi ele que fez o primeiro golo da partida aos, 52 minutos. Strootman colocou a bola entre dois defensores ucranianos para o bósnio receber e bater Pyatov, colocando assim os romanos na frente da eliminatória.

O golo galvanizou a AS Roma que criou, de seguida, duas grandes oportunidades, por Dzeko e Perroti mas ambos falharam o alvo.

Em desvantagem na eliminatória, o Shakhtar foi à procura de marcar e abriu espaço na sua defensiva. E num dos lances de ataque romano, Dzeko vai ser derrubado por Ordets quando ia isolado para a baliza. Vermelho direto para o defesa ucraniano aos 79 minutos e missão muito difícil para a turma de Paulo Fonseca.

O técnico português dos ucranianos tentou mexer com o jogo, fazendo entrar Alan Patrick e Dentinho, mais dois brasileiros, na tentativa de chegar ao golo que desse o apuramento. O campeão ucraniano 'carregou' sobre a defensiva romana, mas não conseguiu chegar ao tão desejado golo.

Os romanos passam assim aos quartos-de-final, onde já estão o Liverpool, Manchester City, Juventus, Real Madrid e o Sevilha.

Com a eliminação do Manchester United e do Shakhtar Donetsk, a Liga dos Campeões fica sem treinadores portugueses.

Ficha técnica

Onze do Shakhtar Donetsk: Pyatov, Butko, Ordets, Rakitskiy e Ismaily; Stepanenko, Fred e Taison; Marlos, Facundo Ferreyra e Bernard.

Suplentes do Shakhtar Donetsk: Kudryk, Khocholava, Dentinho, Alan Patrick, Ivan Petriak, Zubkov e Kovalenko.

Onze da AS Roma: Alisson, Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; De Rossi, Nainggolan e Strootman; Under, Dzeko e Perotti.

Suplentes da AS Roma: Skorupski, Juan Jesus, Pellegrini, Schick, Bruno Peres, Gerson e El Shaarawy.