Benfica e equipas turcas não é hábito. Em toda a história, apenas por cinco vezes a equipa da Luz se debateu com equipas turcas. E se começou bem, no ido ano de 1975, a última vez correu muito mal.

Para a Liga dos Campeões, na altura Taça dos Campeões Europeus, em 1975/76, o Benfica teve de defrontar na primeira eliminatória o Fenerbahçe. A primeira mão foi uma chuva de golos e o apuramento ficou garantido: 7-0, com ‘tris’ de Jordão e Nené e um golo solitário de Shéu. No segundo jogo, com a passagem já garantida, perdeu 1-0.

A última vez que o Benfica se cruzou com uma equipa turca, o Galatasaray, em 2008/09, as coisas não correram de feição. Com o clube encarnado a vir de uma época negra – terminou em quarto, atrás do Vitória de Guimarães – a eliminação na fase de grupos da Taça UEFA na temporada seguinte foi um ‘balde de água fria’. Nesta altura, as equipas jogavam apenas uma vez entre si e os turcos, com Fernando Meira na equipa, vieram ganhar 2-0 à Luz.

Pelo meio, o Benfica defrontou o Altay Esmirna, em 1979/80, na pré-eliminatória da Taça das Taças. Um nulo na Turquia, uma vitória satisfatória na Luz (4-0) e o apuramento para a fase seguinte.

No total, duas vitórias, um empate e duas derrotas. A jogar em casa, só mesmo o Galatasaray conseguiu vencer. Jesus diz que o Benfica «está a um nível razoável» e que «não é favorito», resguardando-se mais este ano do que na época passada, em que o desejo da ganhar a Liga dos Campeões foi expresso.

Às 19h45, os encarnados têm o primeiro teste para a entrada na Liga dos Campeões, frente a um adversário que vão defrontar pela primeira vez, o Trabzonspor.