O Sporting entrou com o pé direito na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os leões venceram, esta terça-feira, o Olympiacos por 2-3. Os golos dos leões foram apontados por Doumbia, Gelson e Bruno Fernandes.

Um minuto de jogo - Cruzamento de Acunã e Doumbia fez o primeiro golo da fase de grupos da edição 17/18. Bom pronúncio para a participação dos leões na Champions e sobretudo para o primeiro duelo contra a equipa de pireu.

Num terreno em que a hostilidade dos adeptos locais coloca em brasa qualquer equipa, o Sporting via-se na frente de forma madrugadora e recebia um importante tónico para vencer num terreno bastante difícil.

Para o onze do Sporting, Jorge Jesus repetiu a fórmula que usou no playoff de acesso à fase de grupos na Roménia frente ao Steaua e apostou em Doumbia na frente de ataque, deixando Bas Dost no banco.

A tática parece ter dado resultado já que o Sporting foi para o intervalo a vencer por 3-0. Mérito do Sporting. Bruno Fernandes, Gelson Martins, Doumbia e Acuña iam dando 'água pela barba' à defensiva grega, mas com o conjunto grego muito deficiente a nível ofensivo. O Olympiacos ia estendendo uma autêntica auto-estrada aos atacantes do Sporting.

Por isso mesmo, o Sporting chegou com naturalidade ao segundo golo. Combinação entre Doumbia e Gelson, com o extremo dos leões a finalizar à saída de Kapinos.

Dada as facilidades ofensivas do conjunto da casa, o Sporting poderia ter saído para o intervalo com uma goleada das antigas. Parecia bruxedo. Para além de duas bolas ao poste, num remate de Bruno Fernandes e Gelson Martins, os leões ainda podiam ter dilatado por Doumbia e por Coates. Só o ferro e o guardião Kapino iam mantendo o Olympiacos no jogo.

Os gregos só deram o ar da sua graça a meio da primeira parte. Primeiro por Odjidja e depois por Carcela. Com o jogador ex-Benfica a rematar ao lado, após solicitação do português Diogo Figueiras.

Aos 40 minutos, o Olympiacos poderia ter reduzido, num cruzamento de Carcela que quase enganou Rui Patrício. A três minutos do descanso, o Sporting chegou ao 3-0. Enorme passe de Coates a isolar Bruno Fernandes que com toda a classe do mundo, bateu o guardião do Olympiacos.

Na segunda parte, os leões baixaram o ritmo. E foi o Olympiacos que esteve mais interessado em ir à procura do resultado. Odjidja, um dos mais inconformados, subiu no terreno e deu o primeiro aviso, num remate ao lado.

A equipa de Jorge Jesus ia controlando a partida, mas quase pagou caro tanto desperdício na parte final.

Depois de mais uma bola ao poste para os leões, a terceira na partida, desta feita por Bas Dost, os leões ainda sofreram dois golos na parte final. Num bis do ex-bracarense Pardo, apontado aos 89 e 90 minutos, que aproveitou alguns deslizes na defensiva leonina.

Ainda assim, apesar do sofrimento no final, os leões asseguraram os três pontos e conquistaram a sua primeira vitória na edição deste ano da fase de grupos da Liga dos Campeões.