O Sporting foi derrotado pelo Borussia Dortmund por 1-0, mas ainda não se despediu do apuramento para a próxima fase. Apesar da derrota pela margem mínima com um golo de Adrián Ramos, a equipa leonina ainda pode chegar à próxima fase da Liga dos Campeões devido ao empate do Real Madrid em Varsóvia.

Obrigado a ganhar, Jorge Jesus foi ao Signal Iduna Park com uma autêntica revolução no onze. O treinador português apostou numa tática com três centrais e sem a referência ofensiva, Bas Dost.

Luc Castaignos foi chamado à titularidade como o jogador mais avançado da equipa leonina. Do outro lado, o Dortmund não teve à sua disposição o melhor marcador, Aubameyang, mas Thomas Tuchel já teve à sua disposição vários jogadores que regressaram de lesão, entre eles Adrián Ramos.

O avançado colombiano foi feliz no regresso quando aos 12 minutos abriu a contagem para a equipa germânica. Ramos respondeu da melhor forma ao cruzamento de Pulisic para bater Rui Patrício. O guarda-redes bem se esticou, mas não conseguiu chegar à bola.

A perder, a equipa leonina subiu as linhas e tentou incomodar o Dortmund na procura do empate. Aos 26’ minutos, o Sporting teve a primeira oportunidade de perigo, Castaignos devolveu da melhor forma a solicitação de Gelson e colocou o extremo perto do golo. Na fuga, o jogador português não teve tempo de conseguir finalizar perante a saída rápida do guardião do Borussia.

Apesar do domínio na posse de bola, a equipa germânica deixou algum espaço nas costas da defesa. À meia hora, o clube leonino aproveitou e Gelson voltou a estar perto de faturar. O remate do camisola 77 foi desviado por Bartra depois do cruzamento da direita.

Na resposta, o Borussia Dortmund esteve perto do golo. Grande jogada de combinação liderada por Goetze que só terminou com a bola na trave de Rui Patrício. Pulisic foi o jogador que não conseguiu concretizar. A fechar a primeira parte, Raphael Guerreiro esteve perto do golo. Combinação pela esquerda e o internacional português ficou cara a cara com o guarda-redes do Sporting, mas atirou para fora.

Nos segundos 45 minutos, Jorge Jesus lançou Bas Dost na partida para tentar aproveitar os cruzamentos para a área que surgiram muito no ataque leonino da primeira parte. A entrada do holandês contrabalançou com o aumento de intensidade do Sporting. A equipa portuguesa entrou mais forte e tentou manter a posse de bola enquanto se instalava no meio-campo germânico.

Aos 60 minutos, Bruno César deu o seu lugar para o retorno de Adrien Silva. O internacional português regressou à competição depois de um mês parado por lesão, o capitão do Sporting voltou aos relvados e o treinador deixou de parte o ‘plano B’ para voltar à aposta original.

As alterações promovidas por Jesus começaram a dar resultados quando os dois jogadores que entraram criaram perigo. Combinação perfeita entre Adrien Silva e Bas Dost com o português a ficar com o caminho aberto para a baliza. Perante o perigo, Raphael Guerreiro foi obrigado a fazer falta.

A presença de Adrien trouxe mais quilometragem ao jogo do Sporting. O médio português trouxe um grande dinamismo à equipa leonina e até ameaçou de longe. De livre aos 65 e com um pontapé de fora da área aos 70’, o internacional português ainda tentou fazer o golo do empate.

No contra-ataque, o perigo alemão chegou através de bolas paradas. À entrada da área, Rui Patrício teve de fazer uma defesa apertada perante o remate venenoso de André Schurrlle.

Até ao fim o cansaço começou a ganhar força e a atrasar a resposta leonina na procura do empate. Gelson continuou a tentar fazer a diferença, mas sem grandes oportunidades sérias.

Apesar da derrota, a equipa do Sporting ainda não está fora da corrida. O empate do Real Madrid em Varsóvia deixa, matematicamente, a janela do apuramento aberta, mas para tal o clube leonino precisa de vencer os jogos que faltam e esperar uma ‘escorregadela dos ‘merengues’ para o apuramento. O Borussia de Dortmund garantiu o apuramento para a próxima fase.