O Sporting foi goleado esta quarta-feira em casa pelos holandeses do Ajax por 5-1, em encontro da primeira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões em futebol, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Esta foi a segunda pior derrota do Sporting em casa para as provas da UEFA. A pior continua a ser 0-5 sofrido frente ao Bayern Munique, em 2009. Esta foi também a sgeunda vez que os Leões sofreram cinco golos num jogo caseiro nas provas da UEFA, depois dos 0-5 do Bayern em 25 de fevereiro de 2009, há 12 anos.

Apesar da goleada de 0-5 sofrida em casa há 12 anos, os Leões logram passar a fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que conseguiram apenas e só nessa ocasião.

Os piores resultados do Sporting após os 12-1 do Bayern Munique (0-5 e 1-7, a maior diferença de sempre numa eliminatória da Champions) tinham acontecido nas duas últimas épocas, com dois desaires por 4-1, o primeiro no reduto do Basaksehir, após prolongamento, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de 2019/20.

Na época passada, já com Rúben Amorim, o Sporting perdeu em casa por 4-1 diante dos austríacos do LASK Linz, resultado que ditou o afastamento da fase de grupos da segunda competição da UEFA, numa mão única.

Sébastien Haller, autor de quatro golos, aos 02, 09, 51 e 63 minutos, e Steven Berghuis, que marcou aos 39, selaram o triunfo do Ajax, enquanto Paulinho faturou, aos 33, para os ‘leões’, que não atuavam na ‘Champions’ desde 2017/18.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.