O Sporting está de volta a fase de grupos da Liga dos Campeões. A formação leonina foi até a Roménia golear o Steaua de Bucareste por 5-1, depois do 0-0 de Alvalade. Doumbia, Gelson Martins, Acuña, Battaglia e Bas Dost fizeram os golos dos ´leões`, Júnior Morais marcou para os romenos. Esta será a terceira presença na fase de grupos da Champions nos últimos quatro anos. O Sporting será um dos 32 clubes no sorteio desta quinta-feira, onde já estavam Benfica e FC Porto.

Na antevisão do jogo, Jesus optou por dividir o favoritismo com o Steaua, equipa que não perdia em casa para as provas da UEFA há quatro jogos. E os romenos até podiam continuar assim, que o Sporting nem se importava, desde que fosse um empate com golos. Até porque a performance da formação leonina nas últimas quatro saídas em jogos da UEFA não era recomendável: quatro derrotas.

Para chegar a fase de grupos pela terceira vez em quatro anos, Jesus apostou em Doumbia para a frente em detrimento de Bas Dost, para tentar explorar melhor a profundidade. Do lado do Steaua, destaque para Filipe Teixeira, veterano jogador português, e ainda Júnior Morais, jogador que representou o Freamunde em Portugal.

A entrada do Sporting foi de ´leão`, instalando-se no meio-campo contrário e tendo muita superioridade na posse de bola. Os três homens de Jesus iam controlando aquela zona, com ajuda dos extremos e de Doumbia que muitas vezes recuava para vir buscar jogo. E a superioridade foi traduzida em golo aos 13 minutos, pela aposta certeira de Jesus. Doumbia aproveitou um pequeno desvio de Acuña para rematar para a baliza. Era o ´balão` de oxigénio que o Sporting precisava, sabendo que a partir desse momento o Steaua teria de apostar mais no ataque e deixar espaço na sua zona defensiva.

Do lado dos romenos o perigo estava identificado: Alibec ia dando ´água pela barba` aos defensores do Sporting e mostrava o porquê de haver tantos clubes interessados no seus serviços (FC Porto e Watford, por exemplo). E foi dos seus pés que saiu a jogada do empate do Steaua. Bruno Fernandes perdeu tempo e colocou Piccini em apuros, o italiano perdeu a bola que foi logo colocado em Alicec. Mathieu abordou mal o lance e perdeu, Alibec rematou, Patrício defendeu para a frente, Júnior Morais apareceu a recargar. O jogador que já representou o Freamunde aproveitava assim um erro do Sporting para empatar. Era o primeiro golo sofrido pelo Sporting em jogos oficiais esta época.

Tirando Coentrão, o mais ´certinho` de todos, a defensiva do Sporting ia cometendo alguns erros. O jogo pedia alguma tranquilidade do Sporting, que podia te chegado ao 2-1 aos 32 minutos, mas Doumbia não aproveitou melhor um excelente passe de Bruno Fernandes.

No regresso após o intervalo, e já com Tanase em campo, o Steaua parecia determinado em resolver a questão a seu favor. Os comandados de Nicolae Dica entraram fortes, fizeram a defensiva leonina passar por alguns calafrios até Acuña desferir um ´golpe` nas suas aspirações. Bruno Fernandes lançou o argentino em velocidade, o extremo conseguiu ganhar a bola ao guarda-redes e depois só teve de encostar para a baliza deserta. O 2-1 deixava o Sporting com um pé na fase de grupos. E quatro minutos depois chegou a confirmação. O ´maestro` Bruno Fernandes lançou Gelson na direita, o extremo ´ligou a mota`, saiu disparado para a área e rematou cruzado, fazendo o 3-1.

Com 25 minutos para jogar o Steaua sabia que a ´montanha` que tinha de escalar para chegar aos milhões da Champions era monstruosa. E para não deixar dúvidas, Bas Dost fez o 4-1 aos 75 minutos, a passe de Gelson Martins, numa jogada que voltou a sair dos pés Bruno Fernandes. Acabava aí a resistência romena, já com os ´soldados` desmotivados. Aproveitando já o desnorte do Steaua, o Sporting, mais sereno, fez mais um, por Battaglia, depois de um remate de Bas Dost ao poste.

O Sporting junta-se assim ao Benfica e ao FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ´leões` arrecadam, para já, quase 15 milhões de euros só pela presença nessa fase da prova.

O negativo neste jogo foi a lesão de Adrien Silva, substituído por Petrovic.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.