O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA puniu os clubes Steaua de Bucareste, Maribor, Debrecen e Chikhura Sachkhere com um jogo de interdição parcial dos respetivos estádios por comportamentos racistas.

Em comunicado, o órgão disciplinar da UEFA dá conta do encerramento parcial dos estádios dos húngaros do Debrecen, dos romenos do Steaua e dos eslovenos do Maribor, devido a incidentes ocorridos nos jogos da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, dos georgianos Chikhura Sachkhere, pelo ocorrido no encontro das fases preliminares da Liga Europa.

O Steaua vai cumprir o castigo na quarta-feira, quando receber os cazaques do Aktobe, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da “Champions”, enquanto a punição a Debrecen e Maribor só será cumprida esta temporada, nos “play-offs” da competição, se eliminarem, respetivamente, os bielorrussos do BATE Borisov e os israelitas do Macabbi Telavive.

O castigo ao Chikhura também será observado na presente semana, na quinta-feira, na receção aos azeris do Neftçi, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

“A luta contra o racismo é uma enorme prioridade para a UEFA. O organismo europeu tem políticas de tolerância zero contra o racismo no terreno de jogo e nos estádios. Qualquer forma de comportamento racista é considerada uma séria ofensa contra os regulamentos disciplinares e é punida com severas sanções”, lê-se no mesmo comunicado.