O português Tiago vai disputar a sua primeira final da Liga dos Campeões de futebol, depois de se ter qualificado hoje com o Atlético de Madrid, que eliminou o Chelsea e marcou encontro com o Real Madrid, em Lisboa, a 24 de maio.

No Estádio da Luz, poderão estar quatro portugueses em campo, se Tiago repetir a presença na equipa, tal como Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão no Real Madrid, que na terça-feira eliminou o Bayern de Munique, campeão em título, com uma vitória por 4­-0 na Alemanha.

Tiago envergou hoje a braçadeira de capitão do “onze” histórico do Atlético de Madrid que afastou o Chelsea de José Mourinho em pleno Stamford Bridge, Londres, com triunfo 3-1 após o 0-0 registado na capital espanhola, qualificando-se para a final, 40 anos depois na única presença.

O médio voltará ao estádio onde pelo Benfica conquistou a Taça de Portugal em 2003/04: também pelos “encarnados”, o agora rival Fábio Coentrão foi campeão em 2009/10 e venceu a Taça da Liga nessa mesma época e na seguinte.

Aos 32 anos, Tiago pode juntar a Liga dos Campeões à Liga Europa conquistada pelo Atlético de Madrid, em 2011/12, já sob o comando técnico do argentino Diego Simeone.

O futebolista de Viana do Castelo tem ainda no currículo o título de campeão em Inglaterra (precisamente pelo Chelsea... de José Mourinho) e França (Lyon), estando em posição privilegiada para conquistar o cetro em Espanha, já que o Atlético lidera o campeonato, isolado.

A felicidade de Tiago significa o desalento de José Mourinho, assim impedido de lutar por ser o primeiro treinador a ser campeão da Europa por três equipas diferentes (foi-o pelo FC Porto em 2003/04 e pelos italianos do Inter em 2009/10).

O técnico luso poderia, ainda, ser o segundo com três títulos de Campeão da Europa, igualando Bob Paisley que, com o seu Liverpool, foi vencedor em 1976/77, 1977/78 e 1980/81.