A derrota do Benfica na Salónica na última noite, frente ao PAOK, retirou às 'águias' a sua 11.ª presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas não só em termos desportivos a eliminação da 'prova milionária' faz mossa: os cofres encarnados também sofrem.

Sem hipótese de marcar presença na Liga dos Campeões, o Benfica diz adeus a uma receita de 37,4 milhões de euros, esta apenas por entrar na fase de grupos. A este valor poderiam acrescentar-se mais 2,7 milhões por cada vitória e 900 mil por empate. Desta forma o Benfica diz já adeus a um valor que poderia alcançar os 53 milhões de euros, em caso de seis vitórias na fase de grupos e sem contar com os valores das restantes fases da prova.

A eliminação é um duro golpe, tendo em conta o investimento que o Benfica realizou neste mercado (mais de 80 milhões) e os que ainda pretendia realizar, como Gerson e Bruno Henrique.

Caindo para a Liga Europa, os valores caiem drasticamente: a presença na fase de grupos da Liga Europa da última época valia 2,92 milhões de euros (menos 34,5 milhões que na Champions), uma vitória na fase de grupos valeu 570 mil euros, menos 2,2 milhões de euros e um empate, 190 mil euros, menos 710 mil.

Na melhor das hipóteses (contando apenas com os valores* fixos da competição), o Benfica ganha 21,34 milhões de euros:

  • 2,9 milhões pela presença na fase de grupos;
  • 3.42 milhões por seis vitórias na fase de grupos;
  • um milhão pelo 1.º lugar no grupo;
  • 500 mil pela presença nos 'desasseis-avos';
  • 1.1 milhões pela presença nos 'oitavos';
  • 1,5 milhões pela presença nos 'quartos';
  • 2,4 milhões pela presença nas 'meias';
  • 4,5 milhões pela presença na final;
  • 4 milhões pela conquista da Liga Europa.

*Valores referentes à época 2019/2020

Além de perder os milhões da Champions, o Benfica ainda fez com que o FC Porto recebesse mais milhões da prova milionária: com a eliminação das 'águias' os azuis e brancos ficam com o bolo total dos direitos televisivos do "market pool". Assim os 'dragões' somam 2,25 milhões de euros (fatia reservada ao Benfica, caso estivesse na fase de grupos) aos 2,75 milhões que já tinham assegurados. .

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.