O FC Porto, quarto e último classificado, ainda sem pontos, recebe o Bayer Leverkusen, segundo, com três, na terça-feira, às 20h00, no Estádio do Dragão, em encontro da 3.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

"O FC Porto é muito competitivo e já se viu neste grupo que todos têm hipóteses de vencer. Está tudo equilibrado a nível de relação de forças e de forma das equipas", começou por afirmar o treinador do clube alemão, o suíço Gerardo Seoane, na conferência de imprensa de antevisão à partida.

Finalistas vencidos da prova em 2001/02, os 'farmacêuticos' perderam na visita ao Club Brugge (0-1), mas bateram em casa o Atlético de Madrid (2-0), embora estejam a passar por muitas dificuldades na Bundesliga, onde ocupam um impensável 17.º e penúltimo posto, com apenas cinco pontos.

"Estamos muito desiludidos depois do jogo com o Bayern Munique [derrota por 0-4, na sexta-feira, para a oitava ronda da Bundesliga]. Não foi satisfatório. A equipa está ciente da situação que atravessa e temos de trazer certas qualidades para o campo, tais como estar disposta a lutar com muita vontade para deixar vir ao de cima a sua qualidade. O jogo seguinte é sempre uma oportunidade de evoluir e de demonstrar junto dos nossos adeptos uma prestação melhor do que a anterior", acrescentou Seoane.

Antes de rumar a Leverkusen, em 2021/22, Gerardo Seoane sagrou-se tricampeão suíço pelo Young Boys, clube no qual chegou a defrontar o FC Porto, já na altura liderado por Sérgio Conceição, então na fase de grupos da edição 2019/20 da Liga Europa, perdendo ambos os jogos por 2-1.

"O FC Porto tem o mesmo treinador e a mesma energia. Nessa altura, era uma equipa mais madura nos seus processos de jogo. Seja como for, é muito competitiva e tem mais ou menos o mesmo estilo, jogando sempre com muita emoção. O treinador deverá incutir esses valores", ilustrou o treinador, que chamou 21 jogadores para o embate no Dragão.

Quem também falou aos jornalistas foi Edmond Tapsoba, antigo defesa de Leixões (2017/18) e do Vitória de Guimarães (2018 a 2020), que assim regressa a Portugal e que lembra que o FC Porto se vai apresentar confiante após a goleada sobre o Sporting de Braga (4-1), na sexta-feira.

"O FC Porto é um grande clube e vai jogar diante dos seus adeptos. Será um jogo difícil, mas estamos cá para ganhar. O adversário tem avançados bons, rápidos e técnicos, pelo que iremos tentar evitar que cheguem à nossa baliza e possam contra-atacar", avisou o central internacional burquinês, de 23 anos, a cumprir a sua segunda época no Bayer Leverkusen.