A UEFA abriu um processo disciplinar ao Basileia por «organização insuficiente» no jogo de terça-feira à noite com os alemães do Schalke 04, da segunda jornada da Liga dos Campeões em futebol.

De acordo com um comunicado do organismo que rege o futebol europeu, o caso será analisado pelo Comité de Controlo e Disciplina a 17 de outubro.

O processo foi instaurado com base no artigo 16.1 do regulamento disciplinar, segundo qual as «Federações e clubes anfitriões são responsáveis pela ordem e segurança, tanto dentro, como em redor do estádio, durante e depois dos jogos. São responsáveis por incidentes de qualquer tipo e podem estar sujeitos a medidas disciplinares a não ser que provem que não foram negligentes em qualquer aspeto na organização do jogo».

A polícia suíça anunciou hoje que 23 adeptos ficaram feridos em incidentes entre claques do Basileia e dos alemães do Schalke 04 (0-1) no jogo da Liga dos Campeões em futebol.

Os responsáveis dizem ainda que 27 pessoas foram detidas, entre as quais 17 membros da organização Greenpeace, que se encontravam no interior do Estádio, em protesto ao patrocínio do gigante energético russo Gazprom.

Os incidentes entre adeptos aconteceram no exterior do Estádio Saint Jakob-Park, levando à intervenção da polícia, com balas de borrachas e gás lacrimogéneo.

«A polícia estava entre os dois grupos e tentou evitar o escalar dos incidentes, bem como a proteção de si própria», disse o porta-voz da polícia, Andreas Knuchel, explicando que foram momentos violentos.

Os confrontos resultaram na necessidade de hospitalizar três pessoas, das quais não se sabe ainda a gravidade, e de tratar pequenas lesões em outras nove.

Outras 11 foram tratadas por cortes, feridas ou embriaguez, acrescentou o responsável.