A UEFA anunciou esta terça-feira um conjunto de alterações nos formatos atuais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que entram em vigor já a partir da próxima época.

A estrutura das duas provas depois da fase de grupos mantém-se, mas há alterações no acesso a esta fase, com a criação de mais uma ronda de qualificação, e uma ‘segunda oportunidade’ na Liga Europa para os clubes que caírem nas pré-eliminatórias da ‘Champions’.

A UEFA anunciou também a criação de dois novos horários para a disputa das partidas: 17h55 e 20h00 (hora portuguesa).

Os clubes portugueses terão assim mais dificuldades para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Com o campeão a ter entrada direta, o segundo classificado disputa a terceira pré-eliminatória e, caso siga em frente, enfrenta o ‘play-off’, que apura somente duas equipas. Em caso de eliminação, numa ou noutra fase, o vice-campeão luso é remetido para a fase de grupos da Liga Europa.

Principais alterações:

· 26 equipas passam a ter entrada directa na fase de grupos da Liga Campeões – incluindo os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa –, com seis vagas disponíveis nas pré-eliminatórias;

· Todas as equipas afastadas nas pré-eliminatórias da Liga Campeões terão uma segunda oportunidade na Liga Europa;

· 17 equipas têm agora entrada directa na fase de grupos da Liga Europa, com dez transferidos do "play-off" da Liga dos Campeões e da terceira pré-eliminatória, além de mais 21 vagas em disputa na qualificação através de dois caminhos distintos (caminho dos campeões da Liga Europa e caminho das Ligas);

· Haverá uma fase preliminar na qualificação para a Liga dos Campeões (disputada num mini-torneio a eliminar) e para a Liga Europa (disputada numa eliminatória a duas mãos);

· Não há alterações nos formatos a partir das fases de grupos, mas passa a haver dois horários nos jogos – 17h55 (de Portugal Continental) e 20h00.

Liga dos Campeões

FASE DE GRUPOS:

Haverá 26 equipas qualificadas automaticamente, mediante a lista de acesso elaborada a partir do ranking de coeficientes de países da UEFA no final de 2016/17. Em 2018/19 participam:

- Vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa;

​- Quatro primeiros classificados de Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália;

- Dois primeiros classificados de França e Rússia;

- Campeões de Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia.

Se o vencedor da Liga dos Campeões se tiver qualificado para a fase de grupos através do seu campeonato nacional, a vaga vai ser preenchida pelo campeão do país classificado em 11º lugar (República Checa), que, caso contrário, teria de competir no Caminho dos Campeões;

Se o vencedor da Liga Europa se tiver qualificado para a fase de grupos através do seu campeonato nacional, a vaga vai ser preenchida pelo terceiro classificado do país que ocupa o quinto lugar (França), que, caso contrário, teria de competir no Caminho das Ligas

Uma federação pode ter no máximo cinco equipas na fase de grupos.

QUALIFICAÇÃO:

Tal como agora, haverá dois caminhos: o caminho dos campeões e o caminho das ligas. As equipas entram mediante a lista de acesso elaborada a partir do ranking de coeficientes de países da UEFA no final de 2016/17.

Caminho dos Campeões (quatro vagas na fase de grupos)

Este caminho conta com os campeões das federações classificadas abaixo da 11ª posição e passa a contar com uma fase preliminar, para além de três pré-eliminatórias e um “play-off”:

- Fase Preliminar (disputada em mini-torneio a eliminar): quatro equipas;

- Primeira pré-Eliminatória: 33 equipas mais o vencedor da fase preliminar;

- Segunda pré-Eliminatória: três equipas e os 17 vencedores da primeira pré-eliminatória;

- Terceira pré-Eliminatória: duas equipas e os dez vencedores da segunda pré-eliminatória;

- “Play-Off”: duas equipas mais os seis vencedores da terceira pré-eliminatória.

As equipas eliminadas no caminho dos campeões entre a Fase Preliminar e a Terceira Pré-Eliminatória terão uma segunda oportunidade no Caminho dos Campeões da Liga Europa, sendo o acesso determinado mediante a eliminação da Liga dos Campeões. As equipas eliminadas no “Play-Off” do caminho do campeões entram diretamente na fase de grupos da Liga Europa.

Caminho das Ligas (duas vagas na fase de grupos)

Este caminho é composto pelos terceiros classificados das federações colocadas em quinto e sexto lugar, assim como os vice-campeões das federações classificadas entre o sétimo (Portugal) e o 15º lugar. Existem três eliminatórias:

- Segunda Pré-Eliminatória: entram seis equipas;

- Terceira Pré-Eliminatória: cinco equipas e os três vencedores da segunda pré-eliminatória;

- “Play-Off”: os quatro vencedores da terceira pré-eliminatória.

Todas as equipas afastadas na segunda pré-eliminatória do caminho das ligas terão uma segunda oportunidade nas competições europeias ao entrarem na terceira pré-eliminatória do caminho das ligas da UEFA Europa League.

Liga Europa

FASE DE GRUPOS:

Haverá 17 equipas qualificadas automaticamente de acordo com a lista de acesso elaborada a partir do ranking de coeficientes de países da UEFA no final de 2016/17. Em 2018/19 participam:

- Duas equipas das federações classificadas do 1º ao 5º lugar: Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França (10);

- Uma equipa das federações classificadas do 6º ao 12º lugar: Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica, Turquia, República Checa, Suíça (7);

- Dez equipas provenientes da Liga dos Campeões: seis clubes eliminados no Caminho das Ligas (terceira pré-eliminatória e “play-off”) e quatro eliminados no “play-off” do Caminho dos Campeões.

QUALIFICAÇÃO:

A partir de 2018/19 haverá dois caminhos: o Caminho dos Campeões e o Caminho das Ligas. As equipas entram de acordo com a lista de acesso elaborada a partir do ranking de coeficientes de países da UEFA no final de 2016/17.

Caminho dos Campeões (oito equipas na fase de grupos):

Este caminho é disputado pelas equipas eliminadas no Caminho dos Campeões da Liga dos Campeões entre a fase preliminar e a terceira pré-eliminatória. Haverá três vagas em aberto:

- Segunda pré-eliminatória: 20 equipas eliminadas na Fase Preliminar da ‘Champions’ e da Primeira Pré-Eliminatória;

- Terceira pré-eliminatória: dez equipas eliminadas na segunda pré-eliminatória da ‘Champions’ e os dez vencedores na Segunda Pré-Eliminatória do Caminho dos Campeões da Liga Europa;

- Play-Off: seis equipas eliminadas na terceira pré-eliminatória da ‘Champions’ e os 10 vencedores da Terceira Pré-Eliminatória do Caminho dos Campeões da Liga Europa.

Caminho das Ligas (13 equipas na fase de grupos):

Este caminho conta com os restantes participantes na Liga Europa das 55 federações-membro mais as equipas derrotadas na segunda pré-eliminatória do Caminho das Ligas da Liga dos Campeões:

· Fase preliminar: entram 16 equipas;

· Primeira pré-eliminatória: entram 86 equipas mais os oito vencedores da fase preliminar;

· Segunda pré-eliminatória: entram 27 equipas mais os 47 vencedores da primeira pré-eliminatória;

· Terceira pré-eliminatória: entram 15 equipas (incluindo as três equipas derrotadas na segunda pré-eliminatória do Caminho das Ligas da Liga dos Campeões) mais os 37 vencedores da segunda pré-eliminatória;

“Play-off”: 26 vencedores da terceira pré-eliminatória.

*Artigo atualizado às 14h34