Uma reunião entre a UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA), relacionada com os projetos polémicos para reformular a Liga dos Campeões, está programada para 8 de maio, informaram nesta quarta-feira fontes próximas ao caso.

Esta reunião reunirá os comités executivos das entidades e contará com a presença do presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e o representante das Ligas Europeias, o sueco Lars-Christer Olsson.

"A UEFA reunirá com representantes das Ligas nas próximas semanas", confirmou à AFP um porta-voz da UEFA.

Outra fonte próxima ao caso informou que a reunião acontecerá a 8 de maio na Suíça. "O objetivo é debater os projetos de reforma da Liga dos Campeões, desenvolvidos pela Associação Europeia de Clubes (ECA)", explicou a fonte.

Segundo a imprensa, o projeto principal seria disputar, a partir da temporada 2024, a fase de grupos da Liga dos Campeões com quatro grupos de oito equipas, e não com oito grupos de quatro equipas.

Isso garantiria mais jogos aos clubes e, consequentemente, mais receita, mas também obrigaria a uma reformulação no calendário. Um cenário possível seria a disputa de jogos da Liga dos Campeões nos fins de semana, algo que as Ligas Europeias se mostram veementemente contra.

Esta 'nova' Champions ficaria mais parecida com uma Liga fechada, com os seis primeiros classificados a garantir uma vaga na edição seguinte, independentemente das suas classificações nos campeonatos nacionais.

"Queremos proteger com todas as forças os nossos jogos de fim de semana para os campeonatos, porque precisamos de proteger a saúde das nossas Ligas e de todos os nossos clubes", explicou à AFP Alberto Colombo, porta-voz das Ligas Europeias.

"Não há projetos concretos neste momento, somente ideias que provocam debates entre a UEFA e a ECA", disse outra fonte.