Uma derrota é uma derrota, mas há derrotas que são menos derrotas que outras. É confuso, mas fácil de explicar.

O Benfica saiu da Allianz Arena com um desaire por 1-0, graças a um golo de Vidal aos dois minutos. Mas os encarnados fizeram o que outra equipa não tinha feito na Champions desde setembro de 2014.

É preciso recuar cerca de ano e meio para encontrar a última vez que o Bayern Munique tenha marcado apenas um golo em casa num jogo da liga milionária. Foi precisamente no dia 17 de setembro de 2014 diante do Manchester City, num jogo que terminou de igual forma: 1-0 (Boateng 90’).

Reduzimos a pesquisa a esta edição da Liga dos Campeões e olhamos aos jogos da equipa de Guardiola em casa. O resultado foram quatro encontros e 18 golos marcados contra adversários com a Juventus, Arsenal, Olympiakos e Dinamo Zagreb.

O Bayern continuará a ser o "papão alemão de quem todos falam, e virá a Lisboa com uma vantagem de um golo porque ganhou e fez o que dele se esperava: vencer. Porém, o Benfica saiu de Munique orgulhoso, nas palavras de Rui Vitória, e com a certeza que a eliminatória continua em discussão com mais um jogo entre as duas equipas.

Só para terminar voltamos às estatísticas que valem o que valem, mas contam sempre antes dos jogos. Quando o Bayern vence em casa por 1-0, qualifica-se em 50 por cento das ocasiões, o que corresponde a duas em quatro. O Belenenses, na era de Jesus, está nestas contas (07/08) como um dos eliminados. Já o Benfica, perdeu por 1-0 fora em eliminatórias europeias onze vezes, tendo se qualificado em cinco delas.

O próximo episódio está agendado para o dia 13 de abril no Estádio da Luz, à hora milionária.