Depois de ultrapassar a Rússia no ranking da UEFA em outubro de 2019, Portugal voltou a contar com três entradas para a Liga dos Campeões: uma delas via 3.ª pré-eliminatória e as restantes diretamente para a fase de grupos da prova milionária. Mas esta não é a única novidade nos lugares europeus que são pretendidos por muitos clubes na disputa da Primeira Liga.
2021/2022 traz uma novidade: a terceira competição da UEFA, a Europe Conference League, que se estreia nessa época e é responsável pelo desaparecimento das três vagas na I Liga para a Liga Europa, como aconteceu na última vez que Portugal foi sexto no ranking da UEFA (2016/2017).
Comparado com a época de 2016/2017, Portugal passa de três equipas qualificadas para a Liga Europa, para apenas uma de forma direta, que deverá ser entregue via Taça de Portugal (outra equipa pode juntar-se à competição caso chegue ao playoff de acesso à Liga dos Campeões e perca).
As restantes duas vagas europeias são 'bilhetes' para a nova competição da UEFA: os 4.º e 5.º classificados da I Liga 2020/2021 marcarão presença na edição de estreia da Europe Conference League, uma na 3.ª pré-eliminatória, outra na 2.ª. As mudanças aos acessos europeus já estão presentes na tabela classificativa presente no site da Liga Portugal.
À semelhança do que acontecia com a vaga para a Liga Europa, caso o vencedor da Taça de Portugal seja um dos três primeiros classificados, a vaga reverte a favor do 4.º classificado da I Liga, ficando as restantes duas vagas para a Europe Conference League para o 5.º e 6.º lugar.
Comentários