Iñigo Cabacas morreu aos 29 anos fruto de um disparo de uma bala de borracha da Polícia Espanhola. Tudo aconteceu no dia 5 de março numa rixa entre a Polícia de Bilbau e alguns elementos da claque do Athletic.
Em memória do basco, os adeptos do Sporting presentes em San Mamés apresentaram uma tarja onde podia ler-se “Não te esqueceremos”, complementando a frase com a imagem de Iñigo.
Perante este gesto, os bascos presentes em San Mamés aplaudiram de pé os sportinguistas e gritaram a plenos pulmões “Sporting”. À saída, os hinchas formaram um cordão humano e à medida que os adeptos leoninos saiam eram aplaudidos e saudados efusivamente.
Uma situação em tudo semelhante já havia ocorrido no encontro em Alvalade no jogo primeira mão. Hoje foi apenas mais um gesto que selou um laço de amizade entre os adeptos dos dois clubes.
O SAPO Desporto falou com alguns bascos que não tiveram dúvidas em considerar os sportinguistas como uma das melhores claques do Mundo e disseram existir, a partir de agora, uma irmandade entre os Leões de Portugal e os Leões de San Mamés.
A beleza do futebol não está apenas naquilo que se passa dentro de campo, mas também fora deste. Athletic e Sporting deram uma lição à Europa do futebol.
Comentários