A Holanda tem sido terra maldita para o Benfica. Os encarnados não guardam boas memórias do país, onde perderam a final da Liga Europa na época passada frente ao Chelsea. Além disso, os encarnados perderam a final da Taça dos Campeões Europeus em 1988 para o PSV Eindhoven, embora a final fosse disputada na Alemanha. Só por uma vez o Benfica venceu na Holanda e isso foi há 45 anos.

A formação de Jorge Jesus defronta esta quinta-feira o AZ Alkmaar, em encontro da 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Apesar do favoritismo da eliminatória pender claramente para o Benfica, a história diz que os Encarnados deverão ter cuidados redobrados no AFAS Stadion.

Este será o primeiro encontro entre estas duas formações nas competições da UEFA. Mas o historial do Benfica na Holanda não é nada famoso. Os Encarnados não venceram nenhum dos últimos sete jogos, onde perderam por duas vezes e empataram em cinco ocasiões. Mas no geral, há um equilíbrio nos duelos do Benfica com formações holandesas: em 21 jogos, oito vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Dos 21 jogos frente a formações holandesas, dois deles foram em campo neutro mas de má memória: O Benfica perdeu com o PSV Eindhoven na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987/88 por 6-5 no desempate por grandes penalidades e ainda com o Ajax por 3-0 em jogo de repetição dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1968/69, depois de 3-1 na Holanda para os encarnados e 3-1 na Luz para os holandeses.

Aliás o triunfo por 3-1 frente a Ajax é o único do Benfica em terras holandesas. Mesmo assim apenas serviu para empatar a eliminatória, já que os Encarnados tinham perdido pelo mesmo resultado na Luz, a 19 de fevereiro de 1969, com dois golos de Johan Cruyff. Inge Danielsson fez o outro tento holandês, Torres marcou o único golo do Benfica.
Antes tinha empatado com o Feyenoord a zero bolas em 1962/63 para a Taça dos Campeões Europeus e com o PSV Eindhoven na Taça das Taças de 1974/1975. Os outros quatro empates foram todos a duas bolas: Roda na Taça UEFA de 1995/1996, PSV na Taça dos Campeões de 1989/1990,  PSV em 2010/2011 na Liga Europa e Twente na Liga dos Campeões em 2011/2012
Se na Holanda o Benfica não tem conseguido ganhar, na Luz a "música" é outra. Os Encarnados venceram os últimos cinco jogos em casa frente a equipas holandesas e desde 2000 que vencem sempre por dois ou mais golos de diferença. 
Já o AZ não perdeu nenhum dos últimos quatro jogos com equipas portuguesas e não sofreu golos nos últimos três. A formação de Alkmaar soma três vitórias, um empate e uma derrota no histórico de confrontos com equipas lusas, sendo que três desses jogos foram em casa (duas vitórias e um empate). O último a marcar ao AZ foi o Sporting, na meia-final da Taça UEFA de 2004/2015, com os Leões a venceram em Alvalade por 2-1 e a perderem por 3-2 na Holanda. A final, jogada em casa, foi perdida para o CSKA de Moscovo.
A última vítima holandesa das Águias foi o Twente, na pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Após empate na Holanda a duas bolas (Luuk De Jong e Bryan Ruiz marcaram para o Twente, Nolito e Cardoso para o Benfica), Jorge Jesus respondeu em casa, vencendo por 3-1, com dois golos de Witsel e um de Luisão.
Ainda no que toca a confrontos mas agora na Liga Europa, o Benfica afastou o PSV em 2010/2011, exatamente nos quartos-de-final da prova. A fúria Encarnada varreu por completo o PSV que perdeu por 4-1 na Luz, numa noite com muito "tango": Aimar, Saviola e Salvio, por duas vezes, deram cor e brilho à exibição encarnada. Curiosamente o golo dos holandeses foi apontado por Labyad. Na segunda mão o jogo terminou empatado a duas bolas.
O Benfica leva dez jogos sem perder frente a formações holandesas e apenas perdeu um dos últimos treze encontros. A última derrota na Luz data de 19 março 1975, quando o PSV bateu os Encarnados por 2-1, na segunda mão dos quartos-de-final da Taça dos Campeões, depois de um 0-0 fora. Humberto Coelho fez o tento dos encarados, que levaram o golo da eliminação aos 85 minutos por Willy van der Kuijlen.
Na presente edição da Liga Europa, a equipa de Dick Advocaat não perdeu qualquer dos dez encontros já realizados, tendo empatado cinco e vencido outros cinco.
O jogo entre o AZ Alkmaar e o Benfica está agendado para às 20h05 desta quinta-feira, com arbitragem do norueguês Svein Oddvar Moen.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.