A formação de Jorge Jesus defronta esta quinta-feira o AZ Alkmaar, em encontro da 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Apesar do favoritismo da eliminatória pender claramente para o Benfica, a história diz que os Encarnados deverão ter cuidados redobrados no AFAS Stadion.
Este será o primeiro encontro entre estas duas formações nas competições da UEFA. Mas o historial do Benfica na Holanda não é nada famoso. Os Encarnados não venceram nenhum dos últimos sete jogos, onde perderam por duas vezes e empataram em cinco ocasiões. Mas no geral, há um equilíbrio nos duelos do Benfica com formações holandesas: em 21 jogos, oito vitórias, oito empates e cinco derrotas.
Dos 21 jogos frente a formações holandesas, dois deles foram em campo neutro mas de má memória: O Benfica perdeu com o PSV Eindhoven na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987/88 por 6-5 no desempate por grandes penalidades e ainda com o Ajax por 3-0 em jogo de repetição dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1968/69, depois de 3-1 na Holanda para os encarnados e 3-1 na Luz para os holandeses.
Comentários