O Ajax apurou-se hoje para o play-off da Liga Europa de futebol ao eliminar o Panathinaikos no desempate nas grandes penalidades, vencido por 13-12, após a igualdade após as duas mãos e o prolongamento.

Os neerlandeses tinham vencido na primeira mão, por 1-0, mas hoje, e a jogarem em casa, consentiram um golo aos 89 minutos, de Tetê, numa altura em que o português Carlos Forbs já tinha saído nos homens da casa, aos 61.

Depois de o prolongamento não fazer diferença, a decisão de quem avança para o play-off coube ao desempate nas grandes penalidades, necessitando o jogo de 34 remates até encontrar o vencedor.

Brobbey falhou os dois penáltis que tentou, tendo sido um dos vários jogadores chamados a repetir a tentativa, mas Vilhena também não marcou, cabendo a Gaaei o penálti decisivo para a equipa de Amesterdão.

O Ajax vai agora defrontar o Jagiellonia, da Polónia, por um lugar na fase de grupos, com o ‘Pana’ a cair para a Liga Conferência Europa.

O Rapid Viena marcou encontro com o Sporting de Braga no play off ao voltar a vencer o Trabzonspor, desta feita por 2-0, depois de já ter triunfado por 1-0 na Turquia, beneficiando hoje da expulsão de Pedro Malheiro, aos 84.

Os golos dos austríacos vieram por intermédio de Seidl, aos 77, e Lang, aos 87. A equipa de Viena soma seis vitórias e um empate até aqui em jogos oficiais da época 2024/25.