Na Dinamarca, o Sporting tinham que ganhar ou ganhar. Era por isso imperativo a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, mantendo assim intacto o único objetivo real da temporada.

Com a goleada frente ao Midtjylland (4-0), os leões vão assim marcar presença no sorteio na próxima fase da Liga Europa, onde não são cabeças de série.

Após a vitória do último fim de semana em Chaves, o objetivo passava por dar continuidade ao bom momento, algo que o Sporting tem tido muitas dificuldades em fazer durante esta temporada. Os leões têm oscilado entre boas exibições e jogos menos conseguidos, mas sobretudo patenteando muita irregularidade no que aos resultados diz respeito.

O Midtjylland tornou muito difícil a tarefa do Sporting em Alvalade, mas desta feita na Dinamarca, a réplica foi titubeante. Os leões apresentaram-se em terras nórdicas com algumas alterações: St. Juste, Esgaio, Morita e Arthur foram apostas. Pedro Gonçalves subiu no terreno, e a equipa ganhou logo outro tipo de acutilância. Com Morita e Ugarte a equipa fica mais coesa no miolo, e com Pote ganha uma outra capacidade para definir na frente.

O golo chegou à passagem do minuto 21´, num pontapé de canto que contou com a capacidade Coates, de se conseguir impor dentro da área, e atirar para o fundo da baliza.

Por volta da meia hora o perigo imperou nas duas balizas. Coates quase comprometeu quando deixou a bola escapar para os pés de Selmani. Esgaio conseguiu fazer o corte para canto. Marcus Edwards teve pouco depois o golo nos pés depois de fugir a um adversário, mas não conseguiu bateu o guarda-redes dinamarquês, quando tinha tudo para fazer o golo.

Com a expulsão de Paulinho, defesa do Midtjylland, os leões ficaram senhores do jogo e com todas as condições para passar a eliminatória. No início da segunda parte, Pote com um grande pontapé resolveu praticamente a contenda.

Mais dois golos surgiriam até final, novamente por Pedro Gonçalves com a bola ainda a desviar num adversário. Ao minuto 80, deu-se o lance mais inusitado do jogo, com Stefan Gartenmann a atirar para a própria baliza num atraso.

Momento do jogo

A expulsão do Paulinho, lateral esquerdo do Midtjylland. Com os leões já em vantagem no marcador, jogar contra menos um a partir do minuto 38´ facilitou e de que maneira a tarefa dos leões.

Melhores

Pedro Gonçalves

Quando Pote está inspirado, normalmente o Sporting beneficia e de que maneira. Avançou para o ataque e foi logo 'outro loiça'. Fez um golaço com um pontapé à meia volta. Voltou a fazer o gosto ao pé com um remate que ainda tabelou num adversário.

Coates

Podia ter comprometido num lance ainda durante a primeira parte, mas o central goleador voltou a dar o mote, depois de ter marcado em Alvalade. Colocou a equipa a ganhar, num tento pleno de oportunidade e desbravou o caminho do triunfo.

Reações

Rúben Amorim considera que a equipa pode fazer mais e melhor, Coates destacou a importância do triunfo

Pedro Gonçalves: "Não penso muito nos golos, penso em dar tudo"

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.