Ainda não foi desta que o Sporting venceu um jogo em Itália... já são dezasseis encontros sem conseguir carimbar uma vitória em território transalpino.

Foi com um empate que acabaram as esperanças do Sporting de chegar ao primeiro lugar do Grupo D e apurar-se diretamente para os oitavos de final da Liga Europa. O resultado de 1-1 frente à Atalanta, obriga os leões a terem de vencer uma equipa relegada da Liga dos Campeões para poderem passar à próxima fase daquela que é a segunda competição da UEFA.

O Jogo:

Rúben Amorim promoveu duas mexidas no onze inicial para o jogo decisivo para a liderança do grupo D da Liga Europa. Coates e Marcus Edwards começaram no banco, contudo, o extremo inglês não foi por opção técnica, mas sim, devido ao acidente de carro sofrido na quarta-feira.

Na primeira parte, a Atalanta foi 'dona e senhora' do jogo, criando grandes dificuldades ao Sporting com a pressão alta e com Scamacca com os olhos postos na baliza de Ádan. Foi preciso esperar apenas sete minutos para o avançado italiano colocar a bola no fundo das redes dos leões. Mas, o golo seria anulado pelo VAR, por posição irregular de Scamacca.

A Atalanta continuava criar perigo e foi, outra vez, Scamacca que voltou a isolar-se em frente à baliza do Sporting, mas voltou a ser apanhado em posição irregular.

O Sporting não se quis deixar ficar e criou a primeira oportunidade de perigo, aos 20 minutos, quando Gyokeres rematou cruzado e a bola passou a 'uma nesga' do poste da baliza de Musso.

Mas, como, infelizmente, não há duas, sem três... Scamacca fuzilou a baliza de Ádan, ainda fora da grande área, e marcou o primeiro golo da partida, a favor da equipa transalpina.

Gyokeres foi o motor da equipa naquela que foi a primeira resposta depois do golo sofrido, o avançado sueco isolou Pedro Gonçalves que, em frente ao guarda-redes, tentou picar a bola e não conseguiu fazer melhor do que colocar à figura.

As equipas recolheram aos balneários, numa altura em que o Sporting via mais longe o primeiro lugar do grupo... Mas, numa segunda parte, em que Rúben Amorim lançou Geny Catamo e Marcus Edwards no jogo, tudo mudou. O inglês tornou-se num autêntico rei da selva e levou a equipa a uma mudança grande no jogo, e não precisou mais do que dois minutos, para criar perigo.

Scamacca não quis perder o protagonismo e logo no lance seguinte poderia ter aumentado a vantagem da Atalanta, para 2-0, mas, atirou ao lado da baliza de Ádan.

Os leões criavam mais perigo e tomavam conta do jogo, criando várias hipóteses para igualar o marcador do jogo, mas este parecia não surgir. Mas tantas vezes vai o cântaro à fonte... que o Sporting acaba mesmo por marcar.

Gyokeres lançou Marcus Edwards na frente que, com um remate de pé direito, restabeleceu a igualdade e a esperança da equipa de Alvalade alcançar o primeiro lugar do grupo.

As hipóteses apareciam e o Sporting desperdiçava... Desta vez, foi Pedro Gonçalves que voltou a ter duas grandes oportunidades nos pés: primeiro, aos 66 minutos, que rematou e a bola bateu não num... mas nos dois postes e saiu para fora. Em seguida, aos 71', Pote voltou a atirar ao lado da baliza italiana.

O resultado acabou por não sofrer mais alterações e embora o verde seja a cor da esperança... desta vez, foram os nerazzuri que levaram a melhor.

Momento-chave:

A entrada de Marcus Edwards, no início da segunda parte, mexeu com o jogo do Sporting. Ao ponto de estar perto de restabelecer a igualdade no marcador, logo aos 47 minutos.

Mas, foi sim, aos 56 minutos, que Marcus Edwards rugiu e apontou o golo que deu o empate final, por 1-1.

Os Melhores:

Não é só de golos que os jogos são feitos mas as várias oportunidades criadas tanto por Gianluca Scamacca e Marcus Edwards tornaram-nos os jogadores em evidência na partida.

Em noite 'não':

Num momento crucial para assegurar a passagem aos oitavos de final da Liga Europa, não se pode falhar oportunidades como as que a equipa comandada por Rúben Amorim falhou... Entre elas, estiveram em evidência três lances protagonizados por Pedro Gonçalves, na primeira parte, quando podia igualar o marcador, e, na segunda parte, quando podia consumar a reviravolta no jogo.

Reações:

Rúben Amorim: "Não ganhar hoje e não ganhar no dérbi é uma questão de mentalidade"

A reação dos jogadores do Sporting ao empate com a Atalanta: Edwards e Diomande dizem que leões mereciam mais

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.