O FC Porto vai receber os alemães do Hoffenheim para o jogo da terceira jornada da Liga Europa, esta quinta-feira pelas 20h00.

Os azuis e brancos procuram a primeira vitória na Liga Europa, esta temporada, podendo aproveitar o momento frágil que o Hoffenheim atravessa. Contudo, apesar de a equipa portuguesa apresentar bons resultados no campeonato português, a campanha na Liga Europa não começou da melhor forma.

O FC Porto em dois jogos conquistou um ponto, fruto da derrota contra o Bodo/Glimt e o empate com o Manchester United, e ocupa a 24.ª posição, no último lugar de acesso ao playoff de qualificação.

Em contrapartida, o Hoffenheim está numa má fase desportiva na Bundesliga, mas na Liga Europa ocupa o nono lugar, com quatro pontos (uma vitória e um empate), e está a um lugar da qualificação direta à próxima fase.

É de realçar que Vítor Bruno não pode contar nem com Wendell (lesionou-se contra o Sintrense), nem com Marcano que continua sob treino condicionado. Como nem tudo pode ser mau, Zaidu já pode ser incluído no lote de convocados.

Os próximos dois jogos do FC Porto na Liga Europa vão ser contra a Lazio (7/11) e o Anderlecht (28/11).

Momento de forma: FC Porto em grande no campeonato, mas nem tanto na Liga Europa

O FC Porto vai entrar em campo com o objetivo de vencer o Hoffenheim e somar os primeiros três pontos desta temporada na Liga Europa. O arranque da campanha europeia não foi o mais animador, depois de terem sido derrotados por 3-2 no primeiro jogo contra o Bodo/Glimt. Na segunda jornada, o resultado parecia pender para o lado dos dragões, mas o Manchester United, com menos um jogador, chegou ao empate (3-3) no último minuto de jogo.

Por outro lado, no campeonato português segue com bons resultados, tendo sofrido uma derrota frente ao líder Sporting. No segundo lugar da tabela, o FC Porto mantém-se invencível nos últimos quatro jogos, com 11 golos marcados e apenas dois sofridos. Os dragões em dois jogos, da Liga Europa, sofreram mais golos (6) do que em oito jogos para a liga portuguesa onde só sofreram quatro golos. Um aspeto importante para o jogo da próxima quinta-feira é o facto de o FC Porto ainda não ter perdido em casa esta temporada, o que pode ser um bom indicador para a receção à equipa alemã.

Os alemães do Hoffenheim tem passado por algumas dificuldades na Bundesliga, onde ocupa a 13.ª posição com os mesmos pontos (7) que o Wolfsburg e o FC Augsburg. Os adversários dos dragões têm vivido momentos de alguma esperança, depois de conseguir pôr um fim à sequência de quatro derrotas na liga alemã. Nos últimos dois jogos, conquistaram o primeiro empate frente ao Estugarda e a segunda vitória do campeonato, ao vencerem o VfL Bochum por 3-1. Na Bundesliga, o balanço é negativo e as estatísticas são desanimadoras (13 golos marcados e 17 sofridos) já que o Hoffenheim soma apenas sete pontos em 21 possíveis.

Na Liga Europa, curiosamente, os resultados parecem mais equilibrados. Ainda não perdeu e tem uma vitória e um empate em dois jogos. Na deslocação à Dinamarca para defrontar o Midtjylland, os alemães conseguiram evitar a derrota e empatar o encontro no último minuto do tempo regulamentar. Por outro lado, receberam o Dínamo Kiev (2-0) e somaram os primeiros três pontos do percurso europeu, esta temporada.

Histórico de confrontos: Encontros entre alemães e dragões equilibrados

O FC Porto já defrontou equipas alemãs por 41 ocasiões, sendo o Bayern Munique a equipa com quem jogou mais vezes. Relativamente aos resultados dos jogos, as estatísticas estão bastante equilibradas com 17 vitórias para os Dragões, oito empates e 16 derrotas.

Ainda assim, a jogar em casa a história é outra. O FC Porto tem boas memórias dos encontros europeus, em casa, contra as equipas alemãs, tendo vencido oito dos últimos 12 jogos. Numa lista que conta com nomes como Bayern Munique e Bayer Leverkusen, a formação de Vítor Bruno tenciona adicionar mais um clube que se estreia, esta quinta-feira, no Estádio do Dragão.

O que dizem os treinadores:

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Temos de estar atentos e procurar levar o jogo para onde queremos e ao mesmo tempo tirar a bola ao adversário. Depois temos de procurar o que temos feito ultimamente".

Pellegrino Matarazzo, treinador do Hoffenheim: "É o adversário mais relevante que vamos ter neste percurso, já que tem uma excelente equipa e grande historial. Eles jogam futebol muito ofensivo, sobretudo a nível interno, e têm grande qualidade atrás e à frente".

Árbitro:"

A equipa de arbitragem escolhida para apitar o jogo entre o FC Porto-Hoffenheim, a contar para a terceira jornada da Liga Europa, é inteiramente polaca.

O árbitro nomeado é Damian Sylwestrzak e será assistido por Pawel Sokolnicki e Adam Karasewicz, com Marcin Kochanek enquanto quarto árbitro. O vídeo-árbitro vai estar entregue a Piotr Lasyk e Tomasz Kwiatkowski.