A atravessar um período conturbado, com a saída de Vítor Bruno do comando técnico, o FC Porto recebe, esta quinta-feira, o Olympiacos a partir das 17h45 em partida a contar para a 7.ª jornada da Liga Europa 2024/25. Os dragões partem para este encontro na 18.ª posição, com 8 pontos, menos um que os adversários gregos, que está no 15.º lugar.

Momento de forma: dragões unidos na adversidade e gregos confiantes

O FC Porto vem de uma derrota para o campeonato nacional, frente ao Gil Vicente (3-1), e que levou ao despedimento do treinador Vítor Bruno. O momento é de incertezas ainda assim, e conforme disse o técnico interino, José Tavares, a vontade de regressar às vitórias é intensa.

Apesar do favoritismo da equipa azul e branca, a instabilidade interna poderá afetar o desempenho do grupo.

Os únicos jogadores ausentes para este encontro são Martim Fernandes , Marcano e Marko Grujic, todos as recuperar das respetivas lesões.
A equipa de José Luis Mendilibar, por outro lado, vem de uma sequência positiva de cinco jogos sem perder na Liga Europa 2024/25 (duas vitórias e três empates) e continua, à semelhança do FC Porto, na luta pela passagem à fase seguinte da prova.

Histórico de encontros favorável ao FC Porto

FC Porto e Olympiacos já se defrontaram oito vezes em competições europeias. A vantagem está no lado da equipa portuguesa, que tem uma vitória a mais do que os gregos. No Estádio do Dragão, os portistas têm a vantagem nos duelos contra a equipa de Piraeus: 3 triunfos em 4 partidas. No entanto, este será o primeiro encontro entre os clubes na Liga Europa.O último confronto entre os dois terminou com o FC Porto a vencer 2-0.

O que dizem os treinadores

José Tavares, treinador interino do FC Porto: "Vamos estar focados em nós. No que conseguimos controlar, treinar. No caráter e talento dos nossos jogadores. Preparámos o jogo muito bem, sabemos dos pontos fortes do Olympiacos, do momento que passa. Mas posso garantir uma coisa: amanhã teremos um FC Porto competitivo, forte, a lutar pela vitória. Temos cá homens de caráter, campeões. Que amanhã o jogo seja de vitória para nós".

José Luis Mendilibar, treinador do Olympiacos: "Estou tranquilo, embora o FC Porto não tenha perdido em casa, sabemos a situação em que estão e vamos tentar tirar proveito disso", realçou o treinador espanhol, de 63 anos, revelando estar a par da situação sensível dos dragões: "Samu? Tivemos de analisar este jogo de uma forma diferente, ter noção da defesa e saber que para conseguirmos um resultado temos de defender bem. Acredito que temos um melhor coletivo e, assim, conseguiremos a vitória, mas não nos podemos debruçar sobre um único jogador, seria estúpido da nossa parte."

O árbitro

O francês Clément Turpin é o árbitro designado para o jogo entre FC Porto e Olympiacos. Em jogo da sétima e penúltima jornada da Liga Europa, Turpin, internacional desde 2010, terá Nicolas Danos e Erwan Finjean como assistentes no Estádio do Dragão e Jérôme Brisard no videoárbitro.