O encontro da primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol entre Sporting e Athletic de Bilbau será o sétimo dos bascos com equipas portuguesas, num registo que lhes é favorável.
O conjunto bilbaíno conta na sua história com 111 jogos nas competições organizadas pela UEFA e em seis deles tiveram pela frente equipas portuguesas, somando quatro vitórias, uma derrota e um empate.
O solitário desaire aconteceu aos pés do próximo adversário luso, o Sporting, na segunda mão da terceira eliminatória da Taça UEFA de 1985/86.
Depois de bater em casa os "verde e brancos" por 2-1, o Athletic de Bilbau acabaria por ser afastado da prova, ao perder por 3-0 no Estádio José Alvalade, graças aos golos dos "leões" Manuel Fernandes, Ralph Meade (já tinha marcado em Bilbau) e Sousa.
Contudo, o histórico de jogos com clubes lusos teve início na época 1956/57, durante a segunda edição da Taça dos Campeões Europeus, na qual apadrinharam a estreia do FC Porto nas competições europeias.
Em setembro de 1956, os "dragões" disputavam a primeira pré-eliminatória com o conjunto basco, que venceria os dois jogos: primeiro por 2-1, no antigo Estádio das Antas, e depois por 3-2, em San Mamés.
Na primeira de quatro participações na competição, os bascos chegaram aos quartos de final, em que foram eliminados pelo Manchester United, e apenas voltaram a marcar presença na prova 27 anos depois (1983/84).
Depois do FC Porto, seguiu-se a já referida eliminatória com o Sporting, que antecedeu o último embate com outra equipa portuguesa: o Nacional da Madeira.
Na temporada 2009/10, Athletic de Bilbau e "alvi-negros" integraram o grupo L da Liga Europa, juntamente com os alemães do Werder Bremen e os austríacos do Áustria de Viena.
Frente aos insulares, os bascos somaram um triunfo caseiro (2-1) e um empate na Madeira (1-1), terminando no segundo posto, atrás dos alemães.
No entanto, a participação europeia da formação espanhola terminaria na fase seguinte (16 avos de final), perante os belgas do Anderlecht.