O Belenenses conseguiu uma história vitória na Suíça ao bater o Basileia por 2-1, em jogo da 3ª jornada do Grupo I da Liga Europa. Kuca e Luís Leal foram os autores dos golos da turma do Restelo que saltou para o segundo lugar do grupo. É a primeira vitória do Belenenses na fase de grupos da Liga Europa. No outro jogo a Fiorentina de Paulo Sousa perdeu em casa com o Lech Poznan por 2-1. Lidera o Basileia com seis pontos, seguido do Belenenses e Lech Poznan com quatro, Fiorentina tem três.

A equipa de Sá Pinto entrou no Saint Jacob Park sabendo que uma vitória colocaria a formação lusa na luta pelo apuramento, depois do empate fora, na Áustria, frente ao Lech Poznan. Já os suíços, líderes do grupo à entrada para a terceira ronda com seis pontos, não tinham nada a perder.

O Basileia, sem derrotas nos seis jogos na Europa esta época, queria dar sequência aos bons resultados, frente a um Belenenses que também ainda não tinha perdido fora de portas em termos europeus.

Sem Carlos Martins e Tonel, por opção, e Miguel Rosa, por lesão, os azuis do Restelo sentiram muitas dificuldades nos minutos iniciais. Aos sete, Ventura teve de se aplicar para negar o golo a Kuzmanovic. Aos dez teve de sair aos pés de Matias Delgado.

A pressão do Basileia deu frutos aos 15 minutos, quando Lang apareceu ao segundo poste a desviar para o fundo das redes um canto marcado por Matias Delgado.

O golo não atordoou o Belenenses que foi à procura do empate. Depois de algumas ameaças, conseguiu mesmo chegar ao golo aos 28 minutos por Luís Leal. O internacional por São Tomé e Príncipe aproveitou um corte defeituoso de Suchy para rematar de primeira, de fora da área, fazendo um golaço no S. Jacob Park. Era o primeiro golo do Belenenses na fase de grupos da Liga Europa.

O golo fez mal ao Basileia e deixou o Belenenses mais tranquilo no relvado. E foi assim que, mesmo a terminar a primeira parte, Sá Pinto vai ver o cabo-verdiano Kuca deixar a equipa em vantagem. O ex-Estoril aproveitou bem um centro de Luís Leal para encostar para o fundo da baliza.

Logo no recomeço o Basileia esteve perto do empate, num remate de Matias Delgado que foi devolvido pelo poste. Sorte para a turma portuguesa.

O Basileia, pressionado para vencer, tentou a todo o custo o segundo golo, o que fez com que abrisse mais espaço atrás, para os rapidíssimos alas do Belenenses. Aos 62 Luís Leal esteve perto do 3-1 mas o seu remate foi às malhas laterais. Aos 67. Delgado colocou a bola no fundo da baliza de Ventura mas estava em fora-de-jogo.

A dupla africana formada por Kuca e Luís Leal continuava a dar muito trabalho aos defensores suíços, como ficou provado aos 77, num rápido contra-ataque. Faltou mais coordenação entre ambos.

Os minutos finais foram de grande pressão junto da área do Belenenses, com o Basileia a tentar o golo de todas as formas. Valeu aos azuis do Restelo a boa exibição de Ventura que negou o golo a Zufi aos 85.

O Belenenses passa assim para o segundo lugar do Grupo I. No outro jogo a Fiorentina de Paulo Sousa perdeu em casa com o Lech Poznan por 2-1. Lidera o Basileia com seis pontos, seguido do Belenenses e Lech Poznan com quatro, Fiorentina tem três.