Serão (pelo menos, porque o FC Porto ainda se lhes pode juntar, se perder esta quarta-feira com o Shakhtar Donetsk) três as equipas portuguesas no play-off da fase a eliminar da Liga Europa 23/24.

O Sporting já tinha garantido o seu lugar ao ser confirmado como segundo classificado do Grupo C da prova na ronda passada. Terça-feira, o Benfica, ao ganhar 3-1 com um golo ao cair do pano ao Salzburgo, e Braga, ao perder em Nápoles, juntaram-se aos leões ao terminarem no terceiro lugar dos respetivos grupos da Liga dos Campeões e a juntarem-se assim ao lote de equipas que caem para a Liga Europa.

Os leões vão, desta forma, estar no pote dos segundos classificados dos grupos da Liga Europa, enquanto Benfica e Braga vão estar no pote dos terceiros classificados da Liga dos Campeões. As equipas de um pote vão ser sorteadas contra as do outro no sorteio de segunda-feira, mas equipas do mesmo país não se poderão defrontar, pelo que o Sporting não poderá encontrar ainda nesta fase Braga ou Benfica.

Assim os verdes e brancos sabem, desde já, que vão poder encontrar Feyenoord, Galatasaray, Lens, Young Boys, faltando ainda conhecer dois possíveis adversários (que serão o Shaktar se este não ganhar ao FC Porto e Newcastle, Paris Saint-Germain ou Milan).

Quanto a Benfica e Braga, ainda não conhecem em concreto nenhum dos possíveis adversários, visto que o Sporting é a única equipa já confirmada como segunda classificada dos grupos da Liga Europa. Confirmados num dos dois primeiros lugares, mas ainda com hipóteses de vencer o respetivo grupo, estão Brighton, Friburgo, Marselha, Rennes, Roma, Slavia Praga, Villarreal, West Ham.

Além destes, podem ainda terminar num dos dois primeiros lugares dos grupos da Liga Europa o Real Betis, o Qarabağ, o Molde, o Rangers, o Sparta Praga, o Toulouse e o Union SG.