AS Roma (Itália), PSV Eindhoven (Holanda) e Athletic Bilbau (Espanha), este último confirmando o afastamento dos madeirenses da fase a eliminar, imitaram o Sporting ao garantirem o apuramento na quinta e penúltima jornada da fase de grupos.

Os "leões" foram salvos por um golo em período de compensação, aos 90+1 minutos, marcado pelo defesa argentino Grimi, arrancando o empate 1-1 na recepção ao Heerenveen, que tinha inaugurado o marcador aos 47, por Assaidi.

O clube lisboeta assegurou também a vitória no grupo D, à frente do Hertha de Berlim, que deu um passo importante para a presença na segunda fase ao vencer por 1-0 no estádio do Ventspils, da Letónia.

O Sporting imitou o Benfica, que na quarta-feira conquistou o primeiro lugar do agrupamento I, ao vencer no recinto do BATE Borisov por 2-1, mas, em contrapartida, o Nacional viu confirmada a eliminação, ao perder por 4-1 na Alemanha, com o Werder Bremen.

Ruben Micael marcou aos 61 minutos o tento dos madeirenses, orientados pelo adjunto José Augusto, na ausência do treinador Manuel Machado, internado no Funchal, o que foi insuficiente para contrariar o "bis" de Rosenberg (31 e 34) e os remates certeiros de Moreno (84) e Marin (90+2).

Os alemães já estavam qualificados na "poule" L e hoje receberam a companhia do Atlético de Bilbau, vencedor por 3-0 no estádio do Áustria de Viena, após um jogo que esteve interrompido durante 25 minutos devido à invasão do relvado por parte de adeptos da equipa austríaca.

A Roma também se apurou no grupo E, ao vencer por 2-1 em Basileia, beneficiando do facto de os suíços e o Fulham se defrontarem na última ronda, enquanto ao PSV Eindhoven bastou um triunfo por 1-0 para ganhar a "poule" K.

O Galatasaray (grupo F) e o Shakhtar Donetsk (J), detentor do troféu, já estavam apurados desde a quarta jornada, mas hoje garantiram o triunfo nos agrupamentos, com uma vitória por 1-0 sobre o Panathinaikos e um "nulo" com o Brugge.

As restantes equipas com presença confirmada nos 16 avos-de-final são as seguintes: Everton, Fenerbahçe, Villarreal, Hamburgo, Hapoel Telavive, Ajax, Salzburgo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.