Em Minsk, os remates certeiros de Saviola e Fábio Coentrão permitiram ao Benfica impor-se por 2-1 ao BATE Borisov (que ainda beneficiou de um auto-golo de Miguel Vítor), vencendo o grupo I à frente do Everton, também apurado graças ao triunfo por 1-0 sobre o AEK de Atenas.

Além de portugueses e ingleses, carimbaram o "passaporte" para a fase seguinte o Fenerbahçe (Turquia), Villarreal (Espanha), Hamburgo (Alemanha), Hapoel Telavive (Israel), Ajax (Holanda), Salzburgo (Áustria).

Estes oito clubes juntaram-se a outras três equipas que se tinham qualificado de forma ainda mais precoce, logo à quarta ronda: Galatasaray (Turquia), Shakhtar (Ucrânia) e Werder Bremen (Alemanha), que recebe quarta-feira o Nacional.

O Valência ainda não garantiu a presença na fase a eliminar, mas ascendeu à liderança do grupo B, ao bater o Lille por 3-1, num jogo que marcou o regresso à competição do médio português Manuel Fernandes, como suplente utilizado, oito meses depois de ter fracturado o perónio.

O Salzburgo assume-se como uma das principais sensações da prova, com o pleno de vitórias na "poule" G, a última das quais obtida hoje sobre a Lazio, por 2-1, que afastou os italianos e ajudou a apurar o Villarreal, vencedor (2-0) sobre o Lesvki de Sófia.

No agrupamento H, o triunfo tangencial (1-0) do Fenerbahçe no reduto do Twente foi suficiente para qualificar os turcos, tal como sucedeu com o Ajax no grupo A, graças ao sucesso por 2-1 no estádio do Timissoara, ao qual de pouco valeu a defesa a uma grande penalidade do guarda-redes português Taborda.

Tal como o grupo do Benfica, a "poule" C também ficou decidida, com a vitória do Hamburgo na recepção ao Rapid de Viena, por 2-0, a permitir-lhe saltar para o comando e a proporcionar o apuramento ao Hapoel, apesar da derrota dos israelitas ante o Celtic, pelo mesmo resultado.

Quarta-feira, o Sporting pode engrossar a lista de apurados, bastando-lhe o empate na recepção aos holandeses do Heerenveen, ao contrário do Nacional, que dificilmente escapará à eliminação no estádio do Werder Bremen.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.