O Sporting poderá beneficiar de uma 'ajuda' do rival Benfica para evitar o confronto com tubarões como o Arsenal ou o Chelsea na fase de grupos da Liga Europa.

O clube de Alvalade tem presença garantida na fase de grupos da competição, mas não é um dos 12 clubes que ocupa o pote 1 do sorteio. Os 'leões' têm um coeficiente de 40.000 pontos, o que, neste momento, é insuficiente para que assegurem a presença no já referido pote.

Ora, é aqui que entram o Benfica e as cinco eliminatórias do 'play-off' da Liga Europa e as duas da Liga dos Campeões, entre as quais a que opõe Benfica a PAOK. Os 'leões' dependem dos resultados destes jogos para definirem a sua posição no sorteio do próximo dia 31 de agosto.

Caso o Benfica não consiga ultrapassar o emblema de Salónica e caia na fase de grupos da Liga Europa, o Sporting será a 15.ª equipa com pior coeficiente, cenário que colocaria os leões no pote 2. Porém, a passagem dos 'encarnados' à fase de grupos da prova milionária permitiria aos verde e brancos subir uma posição e esperar por mais dois resultados favoráveis.

Ainda no 'play-off' da Liga dos Campeões, a passagem do RB Salzburgo (55.500) em detrimento do Estrela Vermelha de Belgrado também beneficiaria o Sporting. Entre Dínamo Kiev (62.000) ou Ajax (53.500), seria indiferente, dado que uma destas equipas será sempre cabeça de série se seguir para a Liga Europa. Os restantes encontros - BATE Borisov-PSV; Videoton-AEK Atenas; Young Boys-Dinamo Zagreb - não influenciam as contas leoninas.

Se no 'play-off' da Liga dos Campeões ao Sporting que os favoritos sigam em frente, na Liga Europa acontece a situação oposta. Sevilha (113.000), Zenit (78.000), Basileia (71.000), Besiktas (57.000) e Olympiacos (54.500) têm melhor coeficiente do que o Sporting e serão sempre cabeças de série se ultrapassarem Sigma Omolouc, Molde, Apollon, Partizan e Burnley, respetivamente.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.