O Benfica defende hoje a vantagem de 1-0 na receção ao Bayer Leverkusen, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, na expetativa de alcançar a qualificação para os “oitavos”.
Um golo de Oscar Cardozo proporcionou ao Benfica, há uma semana, a segunda vitória em solo alemão e abriu as portas da próxima eliminatória à equipa lisboeta, que foi eliminada apenas uma vez depois de se ter imposto no jogo inicial, em 1968/69, pelos holandeses do Ajax.
O avançado paraguaio e o influente médio Matic deverão regressar ao “onze” benfiquista, depois de terem falhado, devido a suspensão, o sofrido triunfo obtido no domingo sobre a Académica (1-0), que permitiu ao Benfica manter-se no topo do campeonato, em igualdade pontual com o rival FC Porto.
A estatística também joga a favor do Benfica, que ostenta 16 triunfos caseiros frente a equipas germânicas, contra apenas duas derrotas e seis empates, um dos quais com o Leverkusen, 1-1, que seria capitalizado com uma igualdade 4-4 na Alemanha, assegurando o apuramento para as meias-finais da Taça das Taças, há quase 20 anos (1993/94).
O jogo entre o Benfica e o Bayer Levekusen, terceiro classificado do campeonato alemão, disputa-se no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 20h05, e será dirigido pelo árbitro checo Pavel Kralovec.
A equipa que se qualificar para os oitavos de final da segunda competição europeia de clubes vai defrontar o vencedor da eliminatória entre os franceses do Bordéus e os ucranianos do Dínamo de Kiev.