Depois da Liga dos Campeões, os olhos do futebol europeu viraram-se para a Liga Europa. Com 22 jogos num dia, houve espaço para muitas surpresas e alguns resultados menos surpreendentes.

O SC Braga foi a única presença lusa e não teve a melhor das noites. Frente ao Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, a equipa bracarense voltou a ser derrotada no jogo do ‘reencontro’. A equipa de José Peseiro voltou a enfrentar os ucranianos (equipa que os eliminou no ano passado) e Paulo Fonseca (treinador da época passada).

Face a dois golos sem resposta, a equipa portuguesa não se conseguiu impor na Ucrânia. Com muitos erros que podiam ter alterado muita coisa, Peseiro disse no fim que queria mais. No entanto, o Shakhtar ganhou por 2-0 e continua a ser uma ‘besta negra’ para os ‘bracarenses’.

Noite europeia falada em português

José Mourinho era o treinador com a vida mais facilitada. Para além de estar à frente do ‘tubarão’ Manchester United, o técnico português ia enfrentar o ‘modesto’ Zorya. No entanto, a equipa ucraniana bateu-se bem e causou problemas aos ingleses. Contudo, Ibrahimovic voltou a fazer das suas e ‘matou’ a resistência do Zorya de cabeça. 1-0 para os ‘red devils’ e a primeira vitória europeia.

Na Grécia houve menos sorte para Paulo Bento. O antigo selecionador português perdeu pela segunda vez seguida. Em casa frente ao Apoel, a equipa helénica (Manuel da Costa e André Martins foram utilizados) perdeu por 1-0. Sotiriou fez o tento solitário aos 10 minutos.

Os golos que faltaram a Paulo Bento não faltaram à Fiorentina de Paulo Sousa. O treinador português viu a sua formação ‘viola’ vencer por 5-1 frente ao Qarabag. Mauro Zárate foi o destaque. O italiano estreou-se depois de ter estado ausente. O avançado esteve de fora a cuidar da mulher que foi operada a um cancro.

Noite de surpresas e confirmações

Sem João Mário, o Inter de Milão voltou a mostrar dificuldades. Frente ao Sparta de Praga, a equipa italiana perdeu por 3-1. Os ‘nerazzuri’ perderam o segundo jogo no grupo K e estão em maus lençóis. O Nice também surpreendeu pela negativa. Os líderes do campeonato gaulês perderam por 5-2 com o Krasnodar. Balotelli ainda fez um golo, mas não foi suficiente.

Mas nem tudo foi surpreendente na noite europeia. Roma e Zenit deram conta do recado e mostraram o motivo de serem favoritos. A equipa italiana goleou o Astra por 4-0 no Estádio Olímpico, enquanto os russos venceram o AZ Alkmaar por 5-0. As duas equipas seguem confortáveis no primeiro lugar.

A Liga Europa fecha a segunda jornada das competições europeias. A atenção regressa agora para as competições domésticas e para os campeonatos. Tanto a Liga dos Campeões como a Liga Europa regressam dentro de três semanas.