O Sporting de Braga procura consolidar quinta-feira a liderança do Grupo F da Liga Europa, face ao Marselha, enquanto o Sporting está obrigado a vencer o Skënderbeu e o Belenenses tem uma difícil deslocação a Basileia.

Depois dos triunfos por 1-0 no reduto do Slovan Liberec e na receção ao Groningen, o ‘onze’ de Paulo Fonseca tenta manter a perfeição na receção aos primeiros campeões europeus da ‘era Champions’ (1992/93).

Por seu lado, os ‘leões’, terceiros no Grupo H, precisam de bater em casa os albanenses para continuarem na corrida aos 16avos de final, enquanto a formação comandada por Ricardo Sá Pinto defronta fora o líder do Grupo I e, teoricamente, também muito poucas possibilidades de pontuar.

A formação ‘arsenalista’ é a única portuguesa que, à entrada da terceira jornada, segue em lugar de apuramento, face a dois triunfos em dois jogos, com apenas dois golos marcados (Rafa e Hassan), mas nenhum sofrido.

Um terceiro triunfo consecutivo deixará o Sporting de Braga com ‘pé e meio’ na fase seguinte, mas poderá não ser fácil, sendo que é um pouco complicado saber o que esperar da formação comandada pelo espanhol Michel.

Os gauleses começaram de forma categórica, com um triunfo em Groningen por 3-0, selado por N’Koudou, Ocampos e Alessandrini, mas, depois, e surpreendentemente, caíram por 1-0 na receção ao Slovan Liberec, que o Braga bateu fora.

Apesar de ser o 16.º colocado do campeonato francês, o Marselha não pode ser considerado, longe disso, um adversário fácil, ao contrário do que sucede com o Skënderbeu, o conjunto líder invicto da Superliga da Albânia que visita Alvalade.

Num embate entre dois clubes sem triunfos, a formação ‘leonina’, que perdeu na receção ao Lokomotiv Moscovo (1-3) e empatou no reduto do Besiktas (1-1), tem de ganhar para continuar na corrida aos 16avos de final.

Como já era habitual ao comando do Benfica, o treinador Jorge Jesus, que cumpriu o seu 100.º jogo europeu em Istambul, deve poupar a pensar no campeonato, ainda mais uma deslocação à Luz, mas, ainda assim, o Sporting será sempre favorito.

Em caso de triunfo, os ‘leões’ tirarão partido do embate entre os dois primeiros colocados do agrupamento, o 100 por cento vitorioso Lokomotiv Moscovo e o Besiktas (quatro pontos), que se defrontam na capital russa.

Quanto ao Belenenses, que começou com um ‘nulo’ no reduto do Lech Poznan, o objetivo passará por não sofrer mais uma pesada derrota, como aconteceu na segunda jornada, na receção à Fiorentina (0-4), líder do campeonato de Itália.

A tarefa parece, porém, bem complicada, tendo em conta que o Basileia é o líder destacado do campeonato suíço, com 10 vitórias em 12 jogos e mais sete pontos do que o Grasshopper, e cometeu a proeza de vencer em Florença (2-1).

No que respeita aos agrupamentos sem equipas portugueses, destaque para a receção dos dinamarqueses do Midtjylland aos italianos de Nápoles, os líderes do único agrupamento, o D, em que duas equipas têm o pleno de seis pontos.

Por seu lado, o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, tem um jogo obrigatório de ganhar na receção ao Ajax, no Grupo A, enquanto o alemão Jürgen Klopp estreia-se na Europa ao comando do Liverpool, que recebe o Rubin Kazan, no Grupo B.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.