O Sporting de Braga tem quinta-feira o jogo ideal para encaminhar o apuramento para os 16avos de final da Liga Europa em futebol, numa segunda jornada da fase de grupos que se prevê complicada para Sporting e Belenenses.

A formação ‘arsenalista’ começou da melhor forma, com um triunfo por 1-0 no reduto dos checos do Slovan Liberec, e, vencendo em casa o Groningen, oitavo do campeonato holandês, pode ficar, desde já, muito perto do apuramento.

Por seu lado, o Sporting, surpreendido em casa pelos russos do Lokomotiv Moscovo (1-3) na ronda inaugural, está quase ‘obrigado’ a não perder no sempre complicado reduto dos turcos do Besiktas, a equipa de Ricardo Quaresma.

Quanto ao estreante Belenenses, que conseguiu pontuar no primeiro jogo – 0-0 no reduto do Lech Poznan, 16.º e último do campeonato polaco -, apenas pode ‘sonhar’, frente a uma Fiorentina que assumiu domingo o comando do campeonato de Itália e precisa de ‘emendar’ o 1-2 com o Basileia.

No Grupo F, o Sporting de Braga espera que a lógica prevaleça e que, no final da noite, esteja na frente, com seis pontos, junto ao Marselha - recebe o Slovan Liberec -, situação que projeta um apuramento sem problemas.

O internacional luso Rafa foi o ‘herói’ da primeira jornada, com o golo na República Checa, aos 60 minutos, que repetiu domingo em Guimarães, no dérbi minhoto, desta vez aos 74, em encontro da sexta ronda da I Liga de futebol.

Se os ‘arsenalistas’ podem selar ‘meio’ apuramento, o Sporting pode ficar, precisamente, em posição oposta, o que acontecerá se não pontuar em Istambul, pois, no outro jogo do Grupo H, o Lokomotiv vencerá em casa, com mais ou menos problemas, os albaneses do Skenderbeu.

Como aconteceu várias vezes na sua passagem pelo Benfica, o agora treinador ‘leonino’, Jorge Jesus, desvalorizou a Europa, poupando, no primeiro jogo, Naldo, Bryan Ruiz e Slimani, o que terá custado caro ao Sporting.

Agora, os ‘leões’ têm, pelo menos, de pontuar em Istambul, onde não terão João Mário, que cumprirá o segundo de três jogos de castigo, e, provavelmente, continuarão sem Carrillo: ou renova ou não joga mais - parece ser a ‘sorte’ do peruano, que termina contrato no final da época.

Para piorar a situação, o Sporting chega à Turquia ‘tocado’ por ter falhado o assalto à liderança da I Liga portuguesa, com um ‘nulo’ no Bessa, ao contrário do Besiktas, que subiu ao primeiro posto na Turquia, ao vencer em casa o ex-líder Fenerbahçe (3-2), de Vítor Pereira.

Quanto ao Belenenses, que está a disputar a primeira fase de grupos da sua história, tem pela frente a Fiorentina, de Paulo Sousa, que ascendeu domingo à liderança do campeonato de Itália, ao vencer fora, de forma categórica, o ex-líder Inter de Milão por 4-1.

A conexão Ilicic/Kalinic ‘arrasou’ os milaneses e pode ser um grande problema para o conjunto do Restelo, até porque a formação ‘viola’ caiu na receção ao Basileia, na primeira ronda, e quererá recolocar-se na rota do apuramento.

Se conseguisse vencer, o conjunto comandado por Ricardo Sá Pinto, que começou com uma igualdade a zero na Polónia, onde atirou duas bolas ao ‘ferro’, poderia entrar nas contas do apuramento, o que seria uma enorme surpresa.

No que respeita aos outros agrupamentos, destaque para a receção dos franceses do Mónaco, de Leonardo Jardim, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, aos ingleses do Tottenham.