O avançado paraguaio Óscar Cardozo colocou-se hoje no terceiro lugar dos melhores marcadores nas taças europeias de futebol por equipas portugueses, ao “bisar” em Bordéus, passando a somar 29 tentos pelo Benfica.

Cardozo, que entrou apenas aos 66 minutos, marcou os seus tentos aos 75 e aos 90+2, em ambos os casos um minuto depois de os galeses empatarem, dando aos “encarnados” um triunfo por 3-2, rumo aos quartos de final da Liga Europa.

Com os dois tentos em França, Cardozo, que já havia marcado no reduto do Bayer Leverkusen (1-0 na primeira mão dos 16 avos de final), ultrapassou os 28 do também benfiquista Tamagnini Nené, que, assim, caiu para o quarto lugar.

O sul-americano conta 11 golos na Liga dos Campeões, um na Taça UEFA e já 17 na Liga Europa, sendo que foi o melhor marcador dos “encarnados” nas últimas três temporadas europeias, com um recorde pessoal de 10 tentos em 2009/2010.

Cardozo está agora a apenas um tento do segundo lugar, ocupado pelo malogrado José Torres, o “bom gigante”, que totalizou 30, 20 como jogador do Benfica, incluindo 19 na Taça dos Campeões Europeus, e 10 pelo Vitória de Setúbal.

Na frente, distanciado, está Eusébio da Silva Ferreira, o “rei” Eusébio, que marcou 57 golos pelo Benfica nas taças europeias, a grande maioria (46) na prova rainha – mais sete na Taça das Taças e quatro na Taça UEFA.

Cardozo é agora o terceiro classificado em termos globais e o primeiro entre os estrangeiros, já com mais quatro tentos do que o brasileiro Mário Jardel, que marcou 19 golos pelos portistas e seis pelos “leões”.