O Vitória de Guimarães e o Nacional, caso supere os islandeses do FH Hafnarfjordur, vão deparar-se com adversários praticamente desconhecidos do futebol português na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Os dinamarqueses Midtjylland, possível adversário dos vimaranenses, já defrontaram clubes portugueses quando, em 2001/02, foram eliminados pelo Sporting na segunda ronda da então Taça UEFA.

No plantel do Midtjylland, destaca-se o médio Jakob Poulsen que marcou o golo da vitória da Dinamarca sobre a Suécia que deixou Portugal a depender de si próprio para chegar ao “play-off” de apuramento para o Mundial2010.

O Midtjylland venceu por 3-1 a primeira mão da segunda pré-eliminatória aos The New Saints, actuais vice-campeões do País de Gales.

Já o Nacional, que empatou a um golo na deslocação ao terreno dos islandeses do FH Hafnarfjordur no primeiro encontro, poderá encontrar os suecos do BK Hacken, estreantes nas competições europeias graças ao apuramento pelo “fair-play”, ou os finlandeses do Honka Espoo, que apenas por uma vez alcançaram a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa nas três participações anteriores.

Na primeira mão da segunda pré-eliminatória, o BK Hacken venceu em casa o Honka Espoo, por 1-0, com um golo do avançado sueco Mathias Ranégie.