O Chelsea venceu esta quinta-feira os suíços do Basileia por 1-2, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa, e deu um passo importante rumo à final de Amesterdão.

A equipa londrina encontrou um ambiente muito complicado no Estádio St. Jakob Park, mas rapidamente sacudiram a pressão do público com um golo aos 13' minutos por intermédio de Moses. O extremo esquerdo nigeriano correspondeu da melhor forma a um pontapé de canto, batido na direita por Frank Lampard, para fazer o 1-0.

Os suíços não acusaram o golo e foram em busca do empate, mas antes do intervalo foi o Chelsea a dispôr de uma grande oportunidade para dilatar a vantagem por intermédio de Hazard.

No segundo tempo, o técnico do Basileia foi o primeiro a fazer alterações na equipa lançando no jogo Zoua e Diaz e retirando Mohamed El Nenny e Serey Die. O Chelsea respondeu com a entrada de Juan Mata e Oscar e o domínio londrino continuou patente.

Apesar do domínio do Chelsea, o Basileia soube tirar proveito das suas armas para chegar ao empate aos 87' minutos na conversão de uma grande penalidade convertida por Schär.

E quando os adeptos suíços já pensavam numa visita ao Chelsea com o empate 1-1, David Luiz quebrou as expectativas do adversário com a marcação de um pontapé livre com selo de golo nos descontos. Chamado à marcação de um livre, o defesa central brasileiro conseguiu bater o guarda-redes Yann Sommer para uma reviravolta dramática no Estádio St. Jakob Park.

O jogo da segunda mão está agendado para a próxima quinta-feira em Stamford Bridge.