O facto de Portugal ter três equipas nas meias-finais da Liga Europa é não só um feito para o futebol nacional como algo só alcançado esporadicamente.

A Liga Europa é a segunda maior competição de clubes e este ano conta com três equipas nas meias-finais, o que indica que, pelo menos uma, já tem garantido lugar na final. FC Porto-Villarreal é o duelo ibérico, Benfica-Sp.Braga é o embate luso.

Preencher três vagas parece simples, mas é algo esporadicamente conseguido. A última vez que a prova contou com um trio do mesmo campeonato foi em 2006/07: o Espanhol mediu forças com os alemães do Werden Bremen e o Osassuna enfrentou o Sevilha. A final teve ‘salero’, com a equipa andaluza a levar a melhor sobre o Espanhol.

Em 2002/03, quando os portistas conquistaram a sua primeira prova europeia era-Mourinho, Portugal teve duas equipas nas meias-finais, com o Boavista a perder para o Celtic.

Do domínio italiano à cada vez maior heterogenia

A época de 90, ainda sob a designação Taça UEFA, foi totalmente dominada pela Itália. De 1990 a 1999, em dez finais, os italianos participaram em nove e conquistaram oito. Na entrada no novo século, as fases finais abriram-se a outros mercados e começaram a surgir equipas de ligas teoricamente mais fracas, ainda que, em parte, a Espanha tenha substituído a Itália como dominador da prova. ‘Nuestros hermanos’ em dez finais conseguiram vencer quatro, com o Sevilha a bisar (2005/06 e 2006/07). Antes, em 2003/04, o Valência bateu o Marselha e na época passada foi o Atlético de Madrid a levar a Taça.

Equipas como o Feyernoord, o Zenit ou o Shakhtar Donetsk já arrecadaram o troféu, em 2001/02, 2007/08 e 2008/09, respectivamente, mostrando que a prova está muito mais aberta a que os ‘pequenos’. Também na década passada, Portugal arrecadou um troféu (2002/03) e conseguiu levar mais uma equipa à final, com o Sporting a acabar por perder com o CSKA de Moscovo (2004/05). No ano anterior, o FC Porto conquistou a Liga dos Campeões, a primeira de José Mourinho.

Portugal está bem posicionado para trazer a o troféu da Liga Europa. Ou para o Porto, Lisboa ou Braga.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.