De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, os dois homens, de 21 e 27 anos, foram detidos na sequência de dois mandados de busca não domiciliário e um mandado de busca domiciliário.

Em comunicado, a PSP avança que, no âmbito da prevenção da violência no futebol, decorreu uma operação policial na sede da claque Juventude Leonina e na sede da Academia Musical Joaquim Xavier, ambas na Alameda Linhas de Torres, em Lisboa, com vista a «tentar erradicar possíveis comportamentos ilícitos por parte dos elementos que compõem diversos grupos organizados de adeptos».

Nesta operação foram identificadas 200 pessoas e apreendidos oito petardos e seis tochas que, segundo a polícia, presumivelmente iriam ser utilizados no mesmo dia, no jogo entre o Sporting e o Metalist, da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

De acordo com esta autoridade policial, estes engenhos pirotécnicos poderiam colocar em causa a integridade física dos espetadores, bem como levar a sanções à equipa do Sporting.

Foram elaborados cinco autos de notícia por contraordenação e um auto por infrações respeitantes ao funcionamento da Academia Musical. Os detidos vão hoje ser presentes a tribunal.