Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) sente que ter três equipas portuguesas nas meias-finais da Liga Europa «é um motivo de orgulho, um feito notável». Não acredita que este facto tenha a ver com demérito das várias equipas das grandes ligas europeias, caso por exemplo do Liverpool, eliminado pelo Sporting de Braga, mas sim «com mérito próprio, muito empenho».

«Não são resultados falsos, são resultados do jogo. O FC Porto tem praticado um futebol de excelência, o Benfica está num grande momento e o Sporting de Braga tem sido surpreendente», disse Evangelista em declarações ao SAPO Desporto.

Para o presidente do SJPF, estas equipas «já fizeram o que lhes competia, promovendo jogadores, os seus activos, criando receitas e amealhando pontos para Portugal se posicionar num lugar melhor». No entanto, sublinhou que «estes resultados não traduzem a realidade do futebol português», nem que tragam maior visibilidade para os jogadores lusos. Acrescenta ainda que «é em altura de sucesso, de vacas gordas, que se deve arrumar a casa».

«No plano económico, por exemplo, temos o caso do Durão Barroso [presidente da Comissão Europeia], além de outros ilustres bem posicionados, e isso não traduz o sucesso do país», disse, fazendo o paralelo entre o país e o futebol nacional.

Joaquim Evangelista criticou, ainda, «muitas pessoas que têm vindo reclamar para si o sucesso destas equipas» quando, sublinha, «ela é inteiramente dos jogadores e dos seus dirigentes».

Para já, não vaticina quem estará na final, embora seja garantido que ou Sporting de Braga ou Benfica estarão.

«O FC Porto pratica melhor futebol que o Villarreal, mas nestas coisas nunca se sabe. No futebol basta um momento de sorte», frisou.

Esta quinta-feira, FC Porto, Benfica e Sporting de Braga apuraram-se para as meias-finais da Liga Europa, num feito inédito. Os dragões vão defrontar o Villarreal, enquanto os minhotos discutem com os encarnados um lugar na final de Dublin.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.