Os números são claros e indesmentíveis. Por seis vezes o "leão" foi à Escócia e por seis vezes não triunfou. O melhor que conseguiu deu-se precisamente na sua última deslocação ao Ibrox Stadium (02/04/2008) quando defrontou o Glasgow Rangers para a Liga Europa e de lá arrancou um empate sem golos. De resto, as experiências não foram positivas, algumas delas de má memória mesmo. 

Tudo começou na época 1962/63, na extinta Taça dos Campeões, quando o Dundee derrotou o Sporting por 4-1.

Anos depois (1971/72), foi a vez do Glasgow Rangers se estrear em confrontos para provas internacionais com os leões e conseguir uma vitória suada por 3-2.

A sorte não quis nada com o Sporting e no ano seguinte calhava nova equipa escocesa em sorteio aos leões. E o saldo não melhorou. Desta vez, coube ao Hibernian triunfar sobre o Sporting por 6-1.

Seguiu-se o Celtic por duas vezes (1983/84 e 1993/94) com vitórias por 5-0 e 1-0.

Paulo Bento foi o único treinador que conseguiu dar um tom diferente a este negro quadro de resultados por este país, quando por aqui passou na temporada 2007/08, com o tal empate sem golos.

Num regresso do Sporting a uma terra de más lembranças, e num momento conturbado para o clube de Alvalade, falta saber se Paulo Sérgio, conseguirá conduzir os leões a um virgem triunfo por estas terras, invertendo o ciclo negativo com quase cinquenta anos de história.

O jogo Glasgow Rangers – Sporting, relativo à primeira-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, joga-se esta quinta-feira, a partir das 20h05.