Estoril e Rio Ave são os representantes portugueses no sorteio desta sexta-feira da fase de grupos da Liga Europa, marcado para as 12h00 (hora de Lisboa). Estorilistas e vila-condenses estão integrados no pote 3, esperando por isso que a sorte lhes sorria para evitar os "tubarões" entre os cabeças-de-série.

Atingir esta fase da competição é já uma conquista notável para os dois clubes portugueses, mas nada impede de sonhar com uma boa prestação. O Estoril, de José Couceiro, vai disputar a fase de grupos pela segunda época consecutiva, com o desejo de fazer melhor do que na temporada transata. Em 2013/14, a equipa da linha terminou no quarto e último lugar do grupo H, com três empates, três derrotas e nenhuma vitória.

Já o Rio Ave chega ao sorteio no Mónaco em clima de total euforia, depois da vitória emocionante sobre o Elfsborg na segunda mão do "play-off", que garante uma presença inédita na fase de grupos da Liga Europa.

Entre as equipas que podem calhar aos portugueses, persiste o desejo de evitar os maiores "tubarões". O pote 1 inclui vários favoritos à vitória na prova, como o Sevilha, campeão em título, Tottenham, Nápoles ou Inter de Milão. Entre os cabeças-de-série, Salzburgo e Metalist Kharkiv são os nomes mais acessíveis.

Mesmo no segundo pote há vários nomes que impõem respeito: Besiktas, Wolfsburgo ou Panathinaikos são adversários tradicionalmente difíceis, sem esquecer o gigante Celtic, mesmo tendo em conta o fraco arranque de temporada dos escoceses. Os ucranianos do Dnipro serão, em teoria, a equipa mais desejada pelos portugueses.

O quarto e último pote, de onde sairá o terceiro adversário de cada um dos representantes lusos, inclui, como seria de esperar, equipas com menor poder de fogo. O Dínamo Moscovo, o HJK de Helsínquia e o Dínamo Minsk (que eliminou o Nacional da Madeira) são três nomes menos apetecíveis, até pelas longas viagens a que obrigariam. Os gregos do Asteras Tripolis, o Qarabag do Azerbeijão e o Apollon Limassol, de Bruno Vale e João Paulo, surgem como hipóteses mais agradáveis.

Confira a lista de participantes no sorteio:

Pote 1
Sevilha (Espanha, campeões em títul)
Inter de Milão (Itália)
Tottenham (Inglaterra)
PSV Eindhoven (Holanda)
Nápoles (Itália)
Dínamo de Kiev (Ucrânia)
Villarreal (Espanha)
Fiorentina (Itália)
Salzburg (Áustria)
Metalist Kharkiv (Ucrânia)
Lille (França)
FC Copenhaga (Dinamarca)

Pote 2
Steaua Bucareste (Roménia)
Standard de Liège (Bélgica)
PAOK (Grécia)
Celtic Glasgow (Escócia)
Besiktas (Turquia)
Wolfsburgo (Alemanha)
Club Brugge (Bélgica)
Dnipro Dnipropetrovsk (Ucrânia)
Trabzonspor (Turquia)
Panathinaikos (Grécia)
Sparta de Praga (R. Checa)
Borussia Mönchengladbach (Alemanha)

Pote 3
Everton (Inglaterra)
Young Boys (Suíça)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Zurique (Suíça)
ESTORIL-PRAIA (PORTUGAL)
Légia Varsóvia (Polónia)
Partizan (Sérvia)
Torino (Itália)
Feyenoord (Holanda)
Saint-Étienne (França)
Guingamp (França)
RIO AVE (PORTUGAL)


Pote 4
Dínamo de Moscovo (Rússia)
FC Krasnodar (Rússia)
HNK Rijeka (Croácia)
Lokeren (Bélgica)
Asteras Tripolis (Grécia)
Slovan Bratislava (Eslováquia)
Apollon Limassol (Chipre)
Qarabağ (Azerbeijão)
HJK Helsínquia (Finlândia)
Astra Giurgiu (Roménia)
Dínamo Minsk (Bielorrússia)
Aalborg BK (Dinamarca)