O FC Porto igualou hoje o recorde português de triunfos numa só época nas taças europeias de futebol, ao somar a nona vitória em Moscovo, onde bateu o CSKA por 1-0, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

Depois de ter falhado a primeira hipótese a 23 de Fevereiro, no Dragão, face ao Sevilha, na segunda mão dos 16 avos (0-1, após o triunfo por 2-1 em Espanha), o “onze” de André Villas-Boas “repetiu” o Sporting de 2004/2005 e o Benfica da época passada.

Com o triunfo em Moscovo, o conjunto de André Villas-Boas ultrapassou aquele que era o melhor registo do clube (oito triunfos), conseguido na campanha vitoriosa de 2002/2003 (13 jogos), rumo à conquista da Taça UEFA, sob o comando de José Mourinho.

O jovem treinador do FC Porto atingiu a nona vitória em 11 embates, quando o Sporting e o Benfica precisaram de 13.

Na presente temporada, não é apenas o FC Porto que persegue este recorde, pois o Sporting de Braga também não está muito atrás: ao vencer hoje Liverpool (1-0), em casa, somou o oitavo triunfo, ultrapassando o seu melhor registo de sempre – sete em 2008/2009, com Jorge Jesus.

Nestas contas “arsenalistas”, não entram os dois triunfos na Taça Intertoto, que confeririam ao clube minhoto nove vitórias há dois anos.