O Vitória de Guimarães perdeu, esta quinta-feira, com os espanhóis do Real Betis por 0-1, em jogo referente à quarta jornada do Grupo I da Liga Europa, que se disputou no Estádio D. Afonso Henriques. O golo do Betis foi marcado no último minuto de compensação por Chuli (90+3).
Os minhotos voltavam a enfrentar o emblema andaluz depois de terem perderam há duas semanas em Sevilha por 1-0 e, face ao último desafio dos vitorianos, Rui Vitória fez quatro alterações. No centro da defesa entra Abdoulaye Ba para o lugar de Moreno. No meio-campo, sai Tiago Rodrigues e entra André André. No ataque, Maazou e Plange tomam contam dos lugares de Tomané e Marco Matias.
O encontro na cidade-berço começou debaixo de uma forte chuva e a primeira parte foi bastante monótona, com poucos laces de perigo junto das duas balizas. Nota para o remate de Maazou aos 31 minutos, que obrigou a uma defesa apertada por parte do guarda-redes Andersen.
O Vitória de Guimarães revelou bastantes dificuldades em produzir lances de ataque, mesmo tendo mais passe de bola. O Real Betis sofria do mesmo. Durante o primeiro tempo, o árbitro italiano Paolo Mazzoleni assinalou nove faltas.
Na etapa complementar, o Vitória de Guimarães entrou com mais atitude e a formação minhota esteve sempre mais perto de marcar, mas a forma como os jogadores deixavam roubar-se pelo adversário começava a ser tormentoso para os adeptos presentes no Estádio.
Por volta dos 67 minutos, o Real Betis esteve muito perto de inaugurar o marcador por duas vezes, mas a equipa espanhola também se mostrava de pontaria “desafinada”.
Aos 75 minutos, Barrientos, um dos mais esforçados do Vitória, cruzou para a pequena área onde surgiu Maazou em boa posição, mas o avançado do Níger não chegou à bola por milímetros.
Até ao final da partida, Abdoulaye Ba - um dos jogadores em destaque nesta temporada - continuou a dar segurança da defesa vitoriana. Mas, quando o quarto árbitro mostrou três minutos de compensação, Chuli marcou no último minuto, mesmo ao cair do pano no D. Afonso Henriques.
No outro desafio do grupo, os franceses do Lyon foram à Croácia empatar a um golo com o Rijeka.
Feitas as contas após esta quarta ronda, o Betis está na frente com oito pontos, seguido do Lyon com seis. A formação portuguesa está em terceiro com quatro e, em último, com dois pontos, está o Rijeka. Continua tudo em aberto neste Grupo I.
Na próxima jornada, a 28 de novembro, o Vitória de Guimarães desloca-se a Rijeka, enquanto o Lyon recebe o Betis.