O FC Porto de Jesualdo Ferreira terminou a I Liga, na época 2009/2010, em terceiro lugar, empurrando a equipa azul e branca para os Plays-offs da Liga Europa. Nesta fase encontrou o Genk já com André Villas-Boas no comando da equipa. Na primeira mão, na Bélgica, venceu por 0-3 e, na cidade do Porto, o 4-2 alcançado permitiu o FC Porto instalar-se no Grupo L da Liga Europa.

FC Porto iniciou a fase de grupos em casa, a 16 de Setembro de 2010, com uma vitória por 3-0 sobre o Rapid de Viena, com golos de Rolando, Falcao e Rúben Micael.

A equipa azul e branca deslocou-se depois, a 30 de Setembro, à Bulgária para defrontar o CSKA Sófia e onde venceu pela margem mínima, com golo solitário de Falcao, na exibição mais fraca do FC Porto nesta fase da prova.

A 21 de Outubro seguiu-se a viagem a Istambul para enfrentar a equipa de Quaresma, então único jogador português na formação turca. Com uma exibição bem conseguida, a equipa portuguesa venceu por claros 3-1. Falcao e Hulk (2) voltaram a brilhar.

Com a recepção aos turcos chegou o primeiro empate, a um golo, no Estádio do Dragão. No dia 4 de Novembro, e pela primeira vez, o FC Porto não foi capaz de arrancar tres pontos na Liga Europa perante os seus adeptos. Falcao inaugurou o marcador mas um grande golo do turco Nihat empatou o encontro.

Os últimos dois jogos avizinhavam-se mais fáceis com a deslocação a Viena, a 2 de Dezembro, e a recepção aos búlgaros no dia 15 do mesmo mês. 3-1 foi o resultado final nos dois encontros.

Com 16 pontos, os Dragões seguiram em frente no sonho europeu como cabeça-de-série, esbarrando-se com o Sevilha no sorteio para os 16 avos de final.

O encontro entre FC Porto e Sevilha tem início às 20h05 desta quinta-feira, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, contando com o melhor marcador da prova, o colombiano Falcao com sete golos.