Não só o Sporting vai lutar contra uma estatística negativa em confrontos contra emblemas russos, também o seu técnico Jorge Jesus já viveu dissabores contra clubes da nacionalidade referida.

A história de “JJ” frente a emblemas russos começou em 2011/2012, e foi uma entrada de pé direito. O Benfica ultrapassou o Zenit nos oitavos de final da Liga dos Campeões, vencendo por 3-4 no conjunto das duas mãos. Depois de ter perdido a primeira mão por 3-2, os “encarnados” deram a volta à eliminatória, vencendo por 2-0. Em 2012/2013, os “encarnados” perderam na Rússia frente ao Spartak de Moscovo por 2-1, mas em casa venceram por 2-0. Nessa temporada, o clube da Luz quedou-se pela fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em 2014/2015, na Liga Milionária, dupla derrota com o Zenit, primeiro em casa, por 2-0, com golos de Witsel e Hulk. Depois fora de portas, novo desaire frente à equipa treinada por André Villas-Boas. Derrota por 1-0, com um golo do português Danny.

Esta temporada, já com Jesus no comando dos “leões”, no playoff de apuramento para a Champions, o Sporting venceu o CSKA em casa (2-1), com golos de Téo Gutiérrez e Slimani, mas na segunda mão, os russos conseguiram dar a volta a eliminatória, vencendo por 3-1, com golos de Doumbia (2) e Musa.

O Sporting recebe esta quinta-feira em Alvalade o Lokomotiv, em partida da primeira jornada da Liga Europa. A partida tem início às 20h05.