O defesa João Pereira alertou hoje, numa entrevista publicada no sítio da UEFA, para a necessidade de não se subestimar a equipa ucraniana do FC Metalist, adversário do Sporting nos quartos-de-final da Liga Europa de futebol.
«Têm bons jogadores no ataque e o seu futebol tem as características do sul-americano», disse o internacional português, de 28 anos, um dos titulares indiscutíveis do treinador Sá Pinto.
João Pereira atesta ainda a qualidade da equipa ucraniana com o facto de estar presente nesta fase adiantada da prova: «Se estão nos quartos-de-final é porque têm uma boa equipa, muito consistente».
A constelação sul-americana do Metalist inclui os brasileiros Fininho, Edmar, Marlos, Cleiton Xavier e Taison e os argentinos Cristian Villagra, José Ernesto Sosa, Juan Manuel Torres, Sebastián Blanco, Jonathan Cristaldo e o ex-“leão” Marco Torsiglieri.
«Conheço muito bem o Torsiglieri, por ter jogado com ele, mas não quero destacar nenhum jogador individualmente, pois entendo que um jogador sozinho não faz uma equipa», refere João Pereira.
Com nove vitórias e um empate nos últimos 10 jogos disputados em Alvalade para as competições europeias, João Pereira reconhece que o Sporting tem tido um bom desempenho em casa.
Para chegar aos quartos-de-final o Sporting afastou o milionário Manchester City, com 1-0 em 2-3, e João Pereira considera que a eliminatória com o Metalist tem que ser encarada com a mesma humildade da com os ingleses.
«Devemos tratá-los [Metalist] com humildade e respeito, mas, acima de tudo, temos que mostrar a nossa personalidade e jogar para ganhar», adiantou o defesa sportinguista.
João Pereira alerta ainda para os 25 golos apontados pela formação ucraniana desde a fase de grupos da prova, mas não esconde o desejo de, a exemplo da época de 2004/05, em que o Sporting atingiu a final, ir mais longe.
«Nós encaramos a competição jogo a jogo, mas depois de superada a fase de grupos e atingidos os quartos-de-final, começamos a pensar que tudo é possível», disse ainda João Pereira.
O jogador acrescenta que «o objetivo principal do Sporting é vencer o Metalist e garantir um lugar nas meias-finais da prova, o que não será fácil».