O antigo campeão europeu pelo Benfica José Augusto projectou esta sexta-feira «um fim de ciclo» no clube da Luz, depois da eliminação, na quinta-feira, nas meias-finais da Liga Europa de futebol frente ao Sporting de Braga.

«O Benfica não pode ter na próxima época uma época igual a esta, sem dúvida alguma. Tem de ser bem analisado, todos nós sentimos pena, mas eu penso que há ciclos que terminam, com tudo, com técnicos enfim…», afirmou em declarações à Agência Lusa.

José Augusto escusou-se, no entanto, a dizer se a solução está ou não na mudança de treinador, justificando que não lhe cabe fazer essa análise.

«Não o devo manifestar deontologicamente [saída do treinador]. Só posso dizer o que me é visível apreciar, existem os conselheiros do clube que podem vir a dizê-lo, mas tudo tem de ser analisado e depois decidido», sublinhou.

Para o antigo seleccionador nacional de futebol masculino e feminino, o Sporting de Braga foi «superior» ao Benfica «em todos os aspectos», lamentando a ineficácia da defesa encarnada, que «continua a sofrer golos de cantos por falta de marcação, o que é penalizante».

«O Benfica tudo fez para ter uma equipa forte. Fez contratações, deu tudo à equipa técnica para esta trabalhar com condições e os esforços foram inglórios», afirmou José Augusto, admitindo subscrever as palavras do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, que pediu para o «deixarem reflectir», pedindo, ao mesmo tempo, «desculpa aos adeptos».

O Benfica perdeu na quinta-feira por 1-0 com o Sporting de Braga, no jogo da segunda mão das meias-finais da Liga Europa, tendo os "arsenalistas" anulado a desvantagem da primeira mão (2-1).

A final, agendada para 18 de Maio, em Dublin, será disputada entre Sporting de Braga e FC Porto, que na quinta-feira perdeu com os espanhóis do Villarreal (3-2), depois de ter vencido a primeira mão por 5-1.

Para José Augusto, o mérito da final europeia vai para «as administrações dos clubes e técnicos que souberam tirar das características dos seus jogadores a melhor globalidade» para uma prova daquela natureza.

«Foram dois clubes que mereceram, pela continuidade nesta prova, estar na final», disse, afirmando que sempre esperou que pudesse ser uma final FC Porto–Benfica.