O Benfica começou a sua campanha na Liga Europa com o pé direito ao vencer na Polónia o Lech Poznan por 2-4, em jogo da 1.ª jornada da fase de grupos da competição. Pizzi e Darwin fizeram os golos das 'águias, Ishak fez os golos dos polacos.

Jorge Jesus foi obrigado a mexer no onze inicial que apresentou no último domingo, em Vila do Conde, depois de André Almeida se ter lesionado nessa partida frente ao Rio Ave e desfalcar a equipa encarnada nos próximos tempos. Assim, o técnico fez entrar Gilberto de início para o lugar do capitão do Benfica. O onze apresentado pelas 'águias' contou ainda com uma novidade: o regresso de Adel Taarabt à titularidade depois de mais de um mês afastado da equipa por lesão.

O Lech foi o primeiro a dar sinais de perigo: primeiro com um remate desenquadrado aos três minutos e depois ao seis, quando Model obrigou Vlachodimos à defesa a dois tempos.

Mas foi sol de pouca dura e o Benfica assim que chegou à grande área dos polacos teve uma oportunidade soberana para marcar o primeiro. Waldschmidt, já no interior da área e junto à linha, tentou cruzar o esférico, mas o mesmo foi desviado por Dejewski com o braço. Dabanovic, árbitro da partida, apontou de imediato para a marca de 11 metros. Chamado a converter, Pizzi não desperdiçou e assinou o primeiro aos nove minutos, dedicando o tento a André Almeida.

O Benfica parecia estar melhor no jogo, com um Lech a aguardar pela oportunidade para o contragolpe e depois das 'águias' passarem algum tempo na grande área polaca, viram o Lech chegar ao empate aos 15 minutos.

Contra-ataque rápido, Czerwinski isola-se com o esférico e cruza para Ishak, que da zona central da grande área, rematou para o empate.

O Benfica apresentava-se mais pressionante, mas não conseguia criar grandes oportunidades, ao contrário dos polacos que aos 23 minutos ainda atiraram uma bola à barra graças a um cabeceamento de Moder.

As águias apresentavam-se com mais posse de bola e começaram a crescer na partida, impedindo as investidas atacantes polacas, chegando à vantagem ainda antes da saída para os balneários. Bola em Gilberto que, pela direita, cruza para Darwin que nas alturas cabeceou com potência máxima para o seu primeiro golo pelos encarnados e logo numa competição europeia, aos 42 minutos.

No recomeço da partida, Jorge Jesus promoveu uma alteração na equipa, com a saída de Pizzi para a entrada de Rafa, com a braçadeira de capitão a passar para Otamendi. Os encarnados até estiveram perto do 1-3 por Darwin aos 47 minutos, mas acabaram por sofrer o empate no minuto seguinte.

Kaminski tabela com Pedro Tiba, que o isola na grande área. O polaco vê o seu remate defendido por Vlachodimos, mas a bola acaba por sobrar para Ishak que, de cabeça, bisou na partida aos 48 minutos.

A resposta encarnada chegou pelo endiabrado Darwin, um dos melhores do Benfica na partida de hoje. Combinação com Everton que colocou no uruguaio, que depois de tirar um defesa da frente com um túnel, assinou o 2-3 aos 60 minutos.

Depois de sofrer o terceiro golo, o Lech parecia estar a perder a energia, mas as trocas promovidas por Dariusz Zuraw fizeram a equipa polaca crescer.

Nos últimos 15 minutos o Lech foi em busca do golo do empate e começou a carregar forte em cima dos encarnados, aproveitando a descompensação das águias na defesa, principalmente na zona central. Olysseas foi chamado a mostrar serviço por diversas ocasiões, mas a conseguir evitar males maiores, naquele que foi o pior período do Benfica na partida.

Para respirar melhor, um golo era o melhor remédio e havia um uruguaio em campo que estava com fome deles.

Aos 93 minutos, Rafa cruza para Darwin que surge ao segundo poste para cabecear para o quarto golo do Benfica e o terceiro da conta pessoal do uruguaio.

A águia soma a sua primeira vitória numa visita à Polónia e começa da melhor forma a campanha na Liga Europa.

Com este resultado o Benfica começa no primeiro lugar do grupo D, com três pontos, os mesmos que o Rangers, que bateu o Standard Liege por 1-0.

*artigo corrigido às 21h57

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.