A UEFA confirmou hoje que o Sporting cumpre os requisitos do denominado “fair play” financeiro, depois de ter inicialmente retido o pagamento dos prémios monetários ao clube de Alvalade, devido a alegadas dívidas.

Em comunicado, o Sporting anunciou que viu «confirmados pela UEFA os seus argumentos em matéria do regime ‘fair play’ financeiro» e que o emblema lisboeta cumpre todos os pressupostos, demonstrando a inexistência de dívidas vencidas a 30 de junho de 2012.

Num pequena nota publicada no seu site oficial, os “leões” agradecem também os “bons ofícios” da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no processo de esclarecimento junto da UEFA.

No início de setembro, o Sporting viu retido temporariamente o pagamento dos prémios monetários da UEFA, em consequência do alegado incumprimento das normas do “fair play” financeiro.

Como parte da primeira medida de requisitos de “fair play” financeiro incluída nos Regulamentos de Licenciamento dos Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA para 2012/13, os clubes participantes nas provas da UEFA estão obrigados a fornecer informações referentes ao estado de quaisquer pagamentos devidos até 30 de junho de 2012.

«Na sequência da sua última reunião, em agosto, a câmara investigatória do Comité de Controlo Financeiro de Clubes (CCFC) identificou a existência de dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais em 23 casos», referiu a UEFA no seu site, tendo o Sporting na altura sido um dos clubes visados.