A UEFA apresentou, esta segunda-feira, o troféu da Liga Conferência Europa, a terceira competição continental de clubes, cuja edição inaugural se vai disputar na próxima época.

O Paços de Ferreira e o Santa Clara são primeiras equipas portugueses a tentarem integrar a fase de grupos desta nova prova da UEFA. Os Castores, quintos classificados esta época na I Liga, vão disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa da temporada 2021/22 (competição posicionada abaixo da Liga dos Campeões e da Liga Europa na hierarquia da UEFA), enquanto os açorianos, sextos no campeonato, entram em ação na segunda ronda preliminar.

Europa mais inclusiva

O troféu, feito em latão escovado à mão, com efeito prateado mate, mede 57,5 centímetros, pesa 11 quilogramas e é ornamentado por 32 colunas hexagonais – uma por cada equipa da fase de grupos -, que se curvam a partir da base, em acabamento polido. A forma curva das colunas foi inspirada pela trajetória de uma bola à medida que ruma à baliza.

Esta nova prova reflete o desejo da UEFA de uma Europa mais inclusiva no futebol. A Liga Conferência Europa vai permitir que mais emblemas tenham a possibilidade de lutar por um troféu europeu, além da Liga dos Campeões e Liga Europa. A nova estrutura para as competições de clubes da UEFA vai garantir que pelo menos 34 federações-membro da UEFA estão representadas na fase de grupos de uma ou mais competições.

Existirá um mínimo de 14 campeões nacionais na fase de grupos da Liga dos Campeões, entre oito e 11 campeões nacionais na fase de grupos da Liga Europa, e entre nove e 12 campeões nacionais na fase de grupos da Liga Conferência Europa. Todas as federações-membro terão acesso às três competições de clubes e as quotas de todas as federações-membro permanecerão inalteradas.

Como vai funcionar?

Ao todo, 184 equipas vão estar envolvidas ao longo da época na Liga Conferência Europa, incluindo pelo menos uma de cada uma das 55 federações-membro e 46 clubes que transitam da Champions ou da Liga Europa.

Os participantes vão tentar apurar-se para a fase de grupos, que tal como na Ligas dos Campeões e Liga Europa, vai contar com oito grupos de quatro equipas. Os oito vencedores dos grupos seguem automaticamente para os oitavos-de-final. Já os oito segundos classificados vão defrontar num 'play-off' os terceiros da fase de grupos da Liga Europa.

Depois do 'play-off' de acesso à fase a eliminar, teremos oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final, que se vai realizar a 25 de maio de 2022 em Tirana, na Albânia. O jogo da final será disputado no Estádio Nacional (Arena Kombëtare), recinto com capacidade para 21,690 espectadores.

Antes da fase de grupos, haverá três pré-eliminatórias e um 'play-off (dividido em caminho principal e caminho dos campeões para aqueles que transitem do caminho dos campeões da Liga dos Campeões e da Liga Europa).

Nenhuma equipa se qualifica diretamente para a fase de grupos da Liga Conferência Europa, consistindo as 32 equipas em:

- 17 equipas do caminho principal da Liga Conferência Europa
- 5 equipas do caminho dos campeões da Liga Conferência Europa
- 10 equipas eliminadas no 'play-off' da Liga Europa

Mudanças na Champions e Liga Europa

A introdução da UEFA Conference League não terá impacto na Liga dos Campeões mas irá afetar a Liga Europa, prova que sofrerá uma redução, de 48 para 32 equipas (oito grupos de quatro).

Os vencedores dos grupos da Liga Europa apuram-se automaticamente para os oitavos-de-final. Haverá um 'play-off' adicional antes dos oitavos-de-final da Liga Europa que será disputado entre os segundos classificados da fase de grupos da Liga Europa e os terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A lista de acesso da Liga Europa também mudará em função disto, com o vencedor da edição anterior da Liga Conferência Europa a integrar a fase de grupos ao lado das 11 equipas qualificadas diretamente através da respetiva federação. Adicionalmente, a fase de qualificação da Liga Europa e da Liga dos Campeões irão fornecer dez equipas cada.

Quando são os jogos?

Os jogos da Liga Conferência Europa terão lugar à quinta-feira, juntamente com os jogos da Liga Europa (embora a final esteja marcada para uma semana depois do jogo decisivo da Liga Europa, em Sevilha, a 18 de Maio de 2022). Os jogos das duas competições serão, em princípio, divididos de forma igual entre os dois horários: 17h45 GMT (em vez de 17h55) e 20h00 GMT.

Sorteio da primeira pré-eliminatória: 15 de Junho
Sorteio da segunda pré-eliminatória: 16 de Junho
Primeira pré-eliminatória: 8 e 15 de Julho
Sorteio da terceira pré-eliminatória: 19 de Julho
Segunda pré-eliminatória: 22 e 29 de Julho
Sorteio do "play-off": 2 de Agosto
Terceira pré-eliminatória: 5 e 12 de Agosto
'Play-off': 19 e 26 de Agosto
Sorteio da fase de grupos: 27 de Agosto
Fase de grupos: 16 e 30 de Setembro, 21 de Outubro, 4 e 25 de Novembro, 9 de Dezembro
Sorteio do 'play-off' da fase a eliminar: 13 de Dezembro
'Play-off' da fase a eliminar: 17 e 24 de Fevereiro
Oitavos-de-final: 10 e 17 de Março
Sorteio dos quartos-de-final e meias-finais: 18 de Março
Quartos-de-final: 7 e 14 de Abril
Meias-finais: 28 de Abril e 5 de Maio
Final: 25 de Maio no Estádio Nacional (Arena Kombëtare), em Tirana, Albânia

O vencedor garante a presença na fase de grupos da Liga Europa na época seguinte, isto caso não se tenha apurado para a Liga dos Campeões através da competição nacional.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.